Postado originalmente por
Alca Vicius
Olha. É o seguinte.
Tenho Windows e Linux. Fim.
O Windows fica pro dia-a-dia,
E o Linux fica pra desenvolvimento e estudo. Desculpe, mas não dá pra usar "outros linuxes" e depois pular pro Slackware, seco, por conta. (Estamos considerando você, cara a cara com um DVD/CDs do Slackware e sem internet pra te ajudar). Se dependesse de Ubuntu, Debian, Fedora e similares para eu aprender a mexer em ferramentas linha-de-comando do Linux, eu tava FU-DI-DO.
Entenda bem, só um trato pessoal: Eu NÃO GOSTO de soluções "web-based", no caso, qualquer coisa que dependa de uma conexão à internet onipresente.
Por isso que o Slackware me agradou. Baixe o DVD, você tem toda a documentação original e fontes. Você pode ser jogado numa ilha deserta no meio do quirguistão só com um PC e sem internet, você será produtivo.
Por isso recomendei ver o Slax antes, porque no Slax você é obrigado (porém instruído) a usar linha-de-comando de vez em quando. Quando você se habituar, está no ponto pra usar Slackware, compilar seus pacotes e construir sua própria distro que atende o que você pretende.
Quanto a instalar, isso é meio óbvio, afinal, eu prefiro baixar, compilar os pacotes e construir os TGZs do que usar apt-get. Pode não ser mais rápido, mas é infinitamente mais confiável - pois você tá vendo o que está acontecendo.
Pego pré-compilado, não oficial somente o que quero ver e sei que vai demorar MUITO pra compilar (Ex. Firefox, Blender). Compilar compiladores também não é muito inteligente.