Hum, essa eu não sei... acho que seria inviável porque a tensão nos fios teria que ser muito grande pra mantê-los na horizontal, aí eles arrebentariam com qualquer ventinho.
Versão Imprimível
Sempre tive curiosidade em saber porque os cabos em linhas de alta tensão,são bem curvados,com uma barriga enorme. Me parece que é porque se deixar eles retos,ficam mais tensos,podendo romper mais facilmente. Mas esse modelo fundamentado nas Leis de Newton,eu já não faço a mínima idéia.
Outra coisa interessante nessas linhas de transmissão de alta tensão,são aquelas bolas que você vê. Servem para evitar que aviões e máquinas agrícolas se choquem (já que fica mais fácil de saber que ali tem um fio passando) e venha romper a linha.
simples
fisica
terceira lei de newton
açao e reaçao
pq quando um corpo q vem em uma certa velocidade,bate em um corpo parado,o corpo parada nao se mexe na mesma velocidade q o corpo q bateu nele?
Eu sempre achei que os fios de alta tensão ficavam com aquelas "barrigas" por se expandirem devido ao calor do sol durante todo o dia.
Isso sem esquecer que a EC se dissipa em forma de ondas de som, deformação e calor...