Ok, essa papagaiada já cansou. Minha resposta aos crentes:
Vejo vocês incessantemente insistindo a respeito de livre arbítrio, jogando a expressão pra lá e pra cá como se fosse um curinga que resolve todas as indagações sobre o cristianismo e Deus.
Meus prezados amigos, eu pergunto, de ONDE vocês tiraram que Deus dá livre arbítrio aos homens?
Da bíblia? Bom, da bíblia com certeza não foi. A expressão não aparece em lugar nenhum na bíblia, se vocês querem saber. NENHUM. Duvida de mim? Entre em www.bibliaonline.net e procure por "Livre Arbítrio". Você não vai encontrar.
Foi um dogma criado pela Igreja Católica por volta do século XVI pra responder as perguntas do tipo "mas se Deus existe, por que há tragédias no mundo? Ele é nosso pai, devia nos proteger! :("
Além disso, no mesmo período (durante a Reforma Protestante) surgiu o Calvinismo, uma seita cristã que pregava a Predestinação. Segundo os calvinos, Deus já escolheu quem vai pro Céu e quem não. E sabe qual o sinal de predestinação?
SER RICO. Segundo Calvino, riqueza era o sinal divino de que você foi escolhido entre os outros humanos.
Qualquer pessoa com dois neurônios entenderá que isso atraiu bastante a galera rica, que era justamente o público-alvo que a igreja não queria perder.
Aí então a contra-reforma católica surgiu com esse dogma BIBLICAMENTE INFUNDADO (porque na bíblia abundam eventos em que Deus passou por cima das vontades alheias, onde está o livre arbítrio aí?), tentando fazer a negada acreditar que há livre arbítrio, e que Deus deixa criancinhas inocentes morrer de doença porque "o homem é responsável pelas próprias desgraças", ou alguma variação dessa explicação.
O objetivo disso era convencer os ricos recém-convertidos por Calvino que não existia predestinação. Começou o eterno debate predestinação versus livre arbítrio.
Ou seja: a Igreja católica criou esse conceito que vocês usam arduamente pra defender este Deus que ninguém sequer viu, mas que todos hoje acreditam JUSTAMENTE porque a Igreja Católica foi uma instituição de extrema importância na época colonial do nosso país. Virou parte da nossa cultura.
....
Vamos analisar por outro ponto: existe qualquer coisa na bíblia qu corrobore a idéia do livre arbítrio?
Não.
Mateus 20:16
Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
Como assim, "escolhidos"? Eu achei que íamos pro céu de acordo com nossas atitudes aqui na Terra. Sabe como é, você é bom, vai pro céu. É mau, vai pro inferno. Né?
...
Vamos olhar por OUTRO lado. Deus é onisciente, correto?
Isso significa que ele sabe tudo. Sendo um ser eterno e não preso a limites de tempo, posso concluir que ele conhece o futuro. Correto?
Aí que entra o probleminha de vocês com a questão do livre-arbítrio.
Se Deus já sabe o que eu farei amanhã, eu não estou tomando uma escolha. Eu estou limitado a fazer EXATAMENTE o que ele "prevê" que eu farei, caso contrário haveria uma falha em sua onisciência.
Então, estamos presos a um destino já previsto por Deus.
Livre arbítrio? Ha! Uma estratégia de marketing usada pela Igreja Católica no século XVI pra não perder fiéis pro calvinismo.
E ainda tem trouxas que acreditam. Sinceramente.