mil vezes melhor do que hoje.
Versão Imprimível
mil vezes melhor do que hoje.
A grande verdade pra mim é que naquela época o jogo era incrível justamente pelo fato de eu estar começando.
Eu tinha uns 500 gps e me achava rico, não possuía nada de valor, me aventurava em cavernas sinistras sem saber o que encontrar pela frente.
Antigamente eu era o famoso 'noob'. Não sabia jogar. Tudo era novo. Ver um cara lvl alto era épico. Sair de thais e pegar um barco na minha primeira vez e ir pra edron foi mitológico.
Hoje em dia o fato de achar o jogo mais fácil só é justificado pelo fato determinante que eu já sei jogar a 8 anos e nada mais parece desafiante, mas mesmo assim não acho que o jogo seja ruim.
E por último, a coisa que eu mais sinto falta no Tibia antigo é essa roupinha aqui:
99,9% dos posts aqui não sabem justificar porque o Tibia antigo era melhor, e todo recaem ao mesmo argumento: Nostalgia
O Tibia atual é infinitamente melhor, em qualquer aspecto de gameplay que você quiser.
Eu quero ver quem prefere o Tibia antigo ir caçar, sendo que passou uma semana runando UH, uma vez que não tinham runas no Market. Ou então, os mages caçando usando Mana Fluids, que recuperavam 50 de mana em média. Ah sim, e usando-as em si mesmo pelo mouse, não tinha Hotkey. Tibia não era mais difícil, Tibia era retardado. Um jogo que não tinha mecânicas básicas que dessem dinamismo ao GamePlay. Quero ver você não conseguir falar com um NPC porque algum player falou hi pra ele, e os NPCs só atendiam um char por vez.
Quero ver fazer hunts, sendo que os melhores spawns davam no máximo uns 150k/hr.
Quero ver vender o loot, uma vez que não tinha Rashid, Djinn e sequer Creature Products.
Não, o Tibia antigo não era melhor. Era um lixo. Felizmente melhorou.
Lembro quando eu coloquei minha primeira premy e meu rl ativou a dele tbm, eu era lvl 20 e ele 25 e nós decidimos explorar darashia, a gente ficou andando por drefia, upamos muito em ds aquele dia, passou um tempo e fomos pklizados, depois disso sempre que eu ia darashia eu ficava com medo, sempre rolava treta quando a gente tava lá, demos um apelido de cidade dos pks kkkkk...Bons tempos, nostalgia pura.
Cara eu concordo com vc, meu primeiro char no tibia foi criado em 2003, quando eu coloquei internet pela primeita vez na minha casa. Eu achava o jogo muito divertido naquela epoca principalmente pq tudo era novo, fique um bom tempo fora do tibia e voltei a jogar em 2011, e achei o tibia bem mais interessante muito mais conteudo, mas não tinha a mesma emoção de jogar, apesar das coisas estarem diferentes não tinha o mesmo sabor de descoberta.
Para quem fala que o jogo ficou mais facil, eu discordo na verdade eu acho que o jogo ficou mais dinamico.
Antigamente vc era mais fraco, demorava mais pra conseguir as coisas, mas tbm existiam menos desafios e itens a serem obtidos.
Vc começava matando troll demorava dias ate começar a matar rots, cycs era um grande desafio, conseguir um bright sword e matar um dragão eram os grande objetivos do jogo, e uma sov era um sonho para poucos.
Hoje em dia vc fica forte mais rapido, consegue as coisas mais rapidamente, mas em compensação existem muitos desafios a mais, muitos itens a mais para serem conquistados, anihi que era o desafio supremo de antigamente agora e so mais um desafio no meio do caminho do personagem.
Agora vc começa matando crocodilo em poucos dias ja ta matando seus primeiros dragons, tem muitas quests importantes para fazer, e criaturas mais desafiadoras para enfrentar.
Ou seja vc fica forte mais rapido sim, porem tem desafios mais dificeis para enfrentar.
Ja disse isso antes e repito: O problema não é o tibia, nem a cipsoft, o problema é que a mentalidade dos jogadores mudaram, a maioria só quer saber de level, level e mais level, com o objetivo de ser o mais poderoso.
Então me diga: O que se tem pra fazer no Tibia além de upar? O jogo é limitado.
A verdade é: O jogo não teve tantas alterações no seu nível de dificuldade, o que tem é que agora existem mais resps, coisa que antigamente não existia, eram 10 pessoas em cada cave de Rot. E vocês achavam mais difícil porque eram noobs, simples assim. Aliás, boto fé que a maioria desse fórum estanca naquela faixa de level entre 80~120. O típico mid level. O jogo é desafiador pra quem tem mais level, duvido muito que a maioria esmagadora aqui já tenha caçado na Inquisitin, PoI Levers ou algo do gênero.
Se me permite entrar nessa discussão, eu lhe digo que há sim, muita coisa a se fazer no Tibia.
Existe um conteúdo absurdo dentro do Tibia que é pouco valorizado pelos players. Contudo, não por culpa exclusiva destes e, sim, pelo pouco estímulo que a Cip dá a esse tipo de evento.
Infelizmente o jogo nos converte para o rush level, bancar o explorador ou descobridor de segredos torna-se tarefa árdua e inútil, pois, na maioria das vezes, o que procuramos sequer existe.
O jogo não é limitado é a Cip que não incentiva a busca de conteúdo, valorizando cada vez mais o poder conferido pelo level.
Peço que mostre o que existe para fazer no jogo. As quests são massantes e mal formuladas em sua maior parte (Gravedigger! Um HL vai levar aproximadamente 2 horas indo e voltando no NPC, já tendo os itens e evitando de matar os bichos, pra uma reward patética), e as que dão algum item, via de regra, são itens bem ruins.
Os livros podem ser facilmente lidos em qualquer wiki ou no TibiaLibary. As quests que foram todas descobertas, as que aparentemente não tem solução é porque são quests incompletas ou inexistentes.
Addons e Outfits são consequência de hunts, Achievments são uma possibilidade, mas fica dificil passar de certa pontuação sem um Level razoável e uns bons KKs para investir.
O que restou?
a) Upar
b) Treinar
O jogo tem potencial para fazer muitas coisas, mas a CIP não implementa nada. Um sistema de raids mais interessante, Dungeons como no WoW (E não essa piada que são as Warzones), Jobs, existem muitas coisas que poderiam ser implementadas, mas a ideia de "o Tibia vai deixar de ser o que ele é" limita ao jogo a apenas o powergaming. Creio que você saiba o quão inútil é treinar após certo skill (Vejo que tem 113/107), então novamente, peço que me mostre o que existe para se fazer no jogo.
John Milton, creio que nossos pensamentos estão quase alinhados a diferença é com relação a forma de exploração do conteúdo do jogo.
A bem da verdade, há uma parcela de culpa da Cip mas, é inegável que o comportamento dos players também não ajuda.
A quest do Gravedigger por exemplo, é fácil porque geral recorre ao spoil. Tive a oportunidade de vê-la sendo feita via Twitch no TS pelo Luck ~, sem spoil nem nada e foram mais de 7 horas para concluí-la. Confesso que apesar da participação indireta, foi extremamente interessante tentar descobri-la sem ajuda dos spoils.
Muita coisa tá no automático, inclusive nós, é só ver o grau de dependência do tibiawiki.
O conteúdo sempre esteve presente, muitos players novos sequer tem conhecimento do Tibianic, Jakundaf, Colossus Fortress, MOLS. Me diga quantas partidas de futebol você jogou com seus amigos no Tibia, me diga quantas vezes você foi nas salas de jogos brincar com o pessoal??
É tenso e sabe o por que? Porque esse tipo de evento "não dá exp" e infelizmente é isso que importa no jogo. É esse rumo e a conivência da empresa que estraga o jogo.
O Tibia é orgânico e quem faz ele somos nós, a Cip erra em atender os pedidos daqueles que tem compromisso somente com o poder e dominação e não implementa práticas que valorizem a exploração de conteúdo.
Com relação aos skills vc tem total razão, eu terminei sucumbindo os rumos tomados pelo Tibia (treino por ranking). Já fui explorador contumaz, passei meses logando em MOLS e mais outros meses enfiado em Jakundaf, mas fiquei desmotivado com a falta de continuidade dos eventos. Treinar ainda é uma das formas que tenho de me manter ligado ao Tibia, haja vista, possuir condições de conciliar treino e RL, não fosse por isso já teria abandonado o jogo.
Certamente são massantes as quests pelo fato de ter que ir e voltar diversas vezes em um lugar. Mas discordo que as quests são mal formuladas. As histórias por trás delas são até boas e algumas tem conexão com as outras. Exemplo: The new frontier > children of revolution > wrath of the emperor e umas menores que ficam entre elas..
As quests são desafiantes e intrigantes, mas os spoilers são irresistíveis.
Porém concordo com o Leo Bahia que A Cipsoft deveria incentivar o rpg tambem no sentido de exploração com bonus DECENTES pra quem descobrir uma quest ou um lugar antes dos outros, ou pelo menos dizer se é possível fazer determinadas quests. Muitos se sentem frustrados por tentar, tentar pra no fim desistirem sem ao menos saber se a quest foi implementada ou não.
Sistema de Dungeon que tu diz é por instância? Que cada pt entra na sua sem se revelar pra outra?
Porque a diferença entre o Tibia e esse sistema é só essa mesmo. Você não correria risco de pessoas te matando, mas continuaria repetitivo.
Jobs(crafting?) seria legal. Skills pra tirar pele de lagarto(skinning), pra esculpir e pra mais coisas além do clássico fishing e outras opções acrescentaria muito ao jogo.
O que realmente estragou o tibia foi o bot.
Se não tivesse bot não teria esse tanto de level alto. Teria no máximo uns 20 lv 400 e nem teria lv 500.
E uma coisa que eu achei totalmente ot serv foi colocar esses treiners, totalmente sem noção. É um bot legalizado.
Pra mim deveria existir a lei seca contra os Bots, não to nem ai se 50% das pessoas iam parar de jogar, pelo menos teríamos jogadores de verdade.
bot + blessings, isso sim.
E pra quem diz que se tinha a mesma facilidade em matar os bixos, eu não me lembro de ter solado NUNCA um orc spearman em rook. Só me lembro de 10 nego correndo hardcore pra bridge, enquanto um resolvia se virar e fazer um motim, aí era várias cabeças pra cima do coitado, e a luta movendo o corpo pra sepá arranjar uma studded legs;
Joguei em 2005~2006
Uma porrada de quest inacessível pelo flood de criaturas vivas, knights imortais e muito x1, pouco pvp em grupo.
É relativo dizer que era melhor que hoje. Com certeza quem jogo naquela época e joga hoje, vai preferir o tibia de antes. As dificuldades, o pouco conhecimento sobre mapa, pouca informação de quests, quase nenhum macete de caça e etc, isso tornava o jogo mais desafiador e interessante.
Mas se pegar uma geração que começou agora, vai achar o tibia bom, por não ter conhecido antes.
Isso acontece com a grande maioria dos jogos.
Cada período tem suas vantagens e desvantagens, acredito que continuo jogando simplesmente pela sensação de nostalgia que o jogo me traz, ao retornar em alguns locais que me trazem lembranças dos tempos que passava a semana ansioso para jogar Tibia. Não tenho como falar que era melhor antigamente, pois os jogadores sempre pediram por evoluções no jogo, lembro que uma das mais pedidas era poder usar um cavalo no jogo, poder colocar o personagem para sentar e mudanças climáticas, somente muitos anos a CipSoft foi implementar o sistema de montarias e agora que temos algumas dessas mudanças continuamos reclamando, logo nunca estamos felizes com o que nos é disponibilizado.
Acho que não devemos ficar nos prendendo no passado, tudo no mundo muda e evolui, nem sempre da maneira que queremos, cabe a nós nos adaptarmos da melhor forma para conviver com as mudanças.
Mas posso dizer com toda certeza que era muito mais DIVERTIDO, se jogar quando não se tinha conhecimento de tudo e era apenas um inicialmente almejando conquistar objetivos que hoje em dia são tão simples e corriqueiros para os jogadores.
Sobre o maior mal e que gera grande parte das reclamações, que são os bots, desde que comecei a jogar tive de conviver com eles, porém acredito que antigamente por terem muito mais jogadores online era mais difícil caçar numa cave por exemplo, pois cada servidor tinha mais de 800 players jogando, então você tinha que dividir espaço com os bots e com outros diversos jogadores, agora temos muito mais hunts para fazer, locais para acessar e quests para fazer, porém grande parte só foca no level e em suas tasks, perdendo completamente a essência do jogo, que é se divertir.
Nossa em 2004 , eu tinha 8 anos e estava na segunda serie kkkkkk
@ enfim , começei a jogar em 2007, tempos divertidos como noob, passei +ou- 1 mês no lv 8 sem saber como sair de rook , quando cheguei em carlin não sabia o que fazer, atacava as pessoas sem querer e sempre morria ... descia em buracos sem levar corda e ficava preso , tirando o fato de tentar conversar com os mobs AUEHAUEHAUH
Agente sente saudade de antes por que descobrir o jogo era divertido , a mesma coisa que nos pensamos hj do passado , quem ta começando a jogar hoje vai falar daqui a 4 ou 5 anos... nao acho que antigamente era melhor , era mais divertido pelo fato de descobrir as coisas , ainda da pra se divertir muito no tibia.
Eu lembro dessa época. Comecei a jogar em 2006, e levei uns três meses pra sair de rook. Era tanta coisa pra se fazer, tantas amizades... A maior diversão era juntar 7 lvl 5 pra ir solar a quest da chain armor. Numa dessas eu roubei o plate shield que dropou, e me senti a fodona de rook, com um shield bonzão. Depois em main, tudo que se aprendia era sozinho ou pelos amigos. Foi um sufoco pra aprender a comprar magia, e upar de lvl era algo incrível... Eu passava o dia todo no dp de carlin conversando, caçava mais em grupo que solo. Tinha um lvl 45 que vivia em carlin (o lvl mais alto que eu conhecia), que vivia rindo da minha cara, dizendo "Você não upa nunca, é?", sendo que ele levava umas boas semanas pra upar de lvl também. Minha primeira p.a., coloquei pelos outfits e por poder usar utani hur, que era uma magia mágica, sonho de todo free. E mesmo p.a., eu não saia de area free, por medo de tudo o que diziam da área p.a. (não conhecia nenhum p.a. na época, e a area p.a. era como lenda na cabeça de quem eu convivia, cheio de monstros aterrorizantes) e por preferir caçar em grupinhos.
Comecei a conhecer a area p.a. por uma amiga que fiz que era namorada de um hl do server, e foi me apresentar as cidades. Fiquei encantada com o chão de darashia e a grama verdinha de port hope, morri pra uma centipede na cave de rotworm de liberty bay...
Ah, bons tempos. Mas não é algo que vá voltar. Cresci, amadureci, perdi a facilidade de fazer amigos, descobri fóruns, aprendi muito sobre o jogo, e hoje em dia tudo virou rotina.
Era igual hoje em dia!
Pessoas reclamando dos bots de pesca e que em 2001 era melhor...
:truestory:
Eu tinha medo de ir fazer a quest nas ilhas geladas a oeste de Carlin! Naquela época, dias se passavam até que alguém conseguisse sair de rookguard! Bons tempos que talvez não voltem mais, nunca mais.
Para mim o que ta acabando com o jogo é o tal do lvl infinito!
Não existe cap e na epoca era massa quando o cara era apenas lvl 100!
Hoje em dia so tem uns jogadores tetudos que usam botters e sao lvl 400+, acabou a graça do jogo!
Acredito que ele esteja falando somente em termos de jogabilidade implementada, antigamente era muito mais difícil sem as hotkeys, sem poder atacar players pela battle, sistema de elementos com fraqueza e resistência, etc...
E realmente sou obrigado a confirmar que em termos de jogabilidade, melhorou muito.
Foi a melhor época. Não tinha bot e o jogo era bem melhor
Em termos de jogabilidade é uma questão de ponto de vista.
Eu aprecio muito mais de tentar acertar uma SD através do CTRL+ left click na runa e me adiantar 1 square para tentar acertar o caboclo enquanto ele corria, onde pontaria e precisão era realmente necessário para sobrevivência e matança.
Foram desta época que surgiram figuras como Acko, um mero EK lv 45 com skills pra lá de medianas porem o cara tinha dedo, precisão, rapidez e estratégia, e assim conseguiu sobrepujar inimigos 2x,3x vezes mais fortes e escapar de 5, até 10 pessoas ao mesmo tempo.
Vocês devem conhece-lo, mas para quem não o conhece, eis o video:
Que tipo de chance Acko teria hoje contra o PvP de hotkeys?
Foram feitos muitos avanços tanto na parte grafica do jogo como na implementação de novos sistemas, podemos afirmar que o jogo tem muito mais recursos do que à 10 anos atrás, mas isto não é uma prova de que o jogo atual é melhor.
Tinha os mesmos defeitos. (Inclusive bot galera que não sabia)
Na verdade tinham mais defeitos do que agora. Acontece que alguns "defeitos" davam graça ao jogo.
Nunca me conformei com runas agrupaveis, venda de runas e retirada da UH , pontos de alma e estamina. Isso parece bogagem mas teve efeitos colaterais grandes.:n:
Comecei no 7.1 amigo. Sei muito bem do que estou falando. Só vejo nostalgia, mas não existe UM argumento sequer para que digam que o antigo era melhor. Algo por A + B que comprove isso. Só vejo "argumentos" baseados em: ah eu era noob e demorei 1 mês pra sair de Rook, era bem melhor!
Isso não é que o Tibia era melhor, vocês eram noobs apenas isso. Desde sempre um jogador experiente saia de rook em 2 horas. O Tibia apenas melhorou esses anos todos.
Embora o numero de players ajude a ter uma noção de como esta a saúde do jogo, não da para medir se foi a melhor época ou não, do contrário iriamos afirmar que o auge do tibia foi em 2006.
Imagino que eu e muitos outros que começaram a jogar do 7.1 ficamos atraidos por tibia pela de requerimentos exigidos.
Naquela época tinhamos Tibia, Dark Eden, Mu Online, Ragnarok, e um outro jogo com gráfico tosco bem popular aqui no brasil.
Tibia era disparado o pior jogo visualmente falando, porem o seu diferencial foi a jogabilidade, de onde surgiram os Ackos e outros players conhecidos pelo PvP, enquanto Mu, Ragnarok apesar de terem recursos gráficos mais avançados eram limitados ao "Point and Click" e "Hotkeys".
O tibia teve muito avanços, tanto no grafico como no sistema em geral, porem acabou com o seu diferencial, a jogabilidade com inserção do macro/hotkeys, tornando os players preguiçosos e deixou o jogo monótono.
10 anos se passaram e tibia ainda continua sendo o pior jogo disparado graficamente falando, e ainda por cima se desfez deu seu grande trunfo que era o gameplay diferenciado.
Não meu amigo, tibia não é melhor hoje, é apenas mais um point and click com gráficos ultrapassados.
Isso porque a todo momento a única coisa que você cita é o PvP, até pode ter piorado nesse quesito tornando o jogo mais fácil, porém melhorou em muitos outros aspectos, como o mapa que praticamente dobrou de tamanho, a variedade de quests oferecidas dentre outras coisas.
Seu parâmetro de análise está muito limitado, tendo em vista que muitos jogadores se quer tiveram contato com o PvP por jogarem em servidores Optional.
Não estou discordando de sua opinião, era necessário muito mais talento para jogar antigamente, mas isso talvez não seja necessariamente sinônimo de diversão.
Comecei a jogar em 2005. Mas meus amigos da sala de aula me diziam para nunca ir para venore, pq sempre tinha gs lurada, uma vez eu fui, foi aí que aprendi o sentido de medo e adrenalina :D:D:D:D
Eu achava tibia em 2004 o melhor jogo da minha vida :D
Cito a jogabilidade (ou PvP como quiser chamar) por ter sido o maior diferencial do jogo.
O jogo passou por algumas mudanças, os graficos "melhoraram", porem como já postaram antes de mim, antes o jogo era voltado para o roleplay, de 2006 em diante o rumo tomado foi do "PowerLvl", e para se adequar a çip adaptou o tibia para sistemas mais "modernos" (sistemas de Mu, Ragnarok já tinha em 2004) unicamente com o propósito de sobreviver (não é nem competir) contra seus concorrentes que a cada ano estão com melhores graficos, sistemas, etc.
Tibia, um jogo de roleplay hoje é um jogo adaptado para o PowerLvl, como uma kombi adaptada para racha.
Basta ver a tendência, de 2004 para 2006 o numero de players cresceu.
E de 2010 para ca? Qual a tedência?
muito mais divertido sem duvidas.
Hail setzer gambler
PEGUEI EMPRESTADA A PENSEIRA DO PROFESSOR ALBUS DUMBLEDORE, PARA TENTAR ENCONTRAR ALGO SOBRE TIBIA DE 2004, NÃO ENCONTREI NADA
MAS...
SÓ ENCONTREI TÓPICOS EXCELENTES ASSIM COMO O SEU...
OLÁ, EXISTE UM SITE NA INTERNET CHAMADO YOUTUBE, LÁ VOCÊ PODE ENCONTRAR VIDEOS DO TIBIA ANTIGO, TIBIA NOS TEMPOS DE WAR, TIBIA EM SEUS PASSADOS UPDATES, TIBIA EM 2004, ETC.
USE SUA INTELIGENCIA QUE LHE RESTA E VÁ PESQUISAR E DESCOBRIR POR SI SÓ.
Vídeos não traduzem a experiência de jogo, amigo harrypottérico.
7.4 - felicidade ao conseguir logar o char.
versão atual (qual é mesmo o número?) - :dammed:
Na saudosa versão, Tibia não era a coisa automatizada (literalmente) que é hoje. Existia um certo feeling que te fazia de fato imergir naquela atmosfera, você sentia aquela vida fantástica/fantasiosa ali (o que alguns chamam de roleplay, embora este seja um pouco mais amplo). E isso ocorria por N fatores que aqui não serão explicitados (todos já se cansaram de falar/ler isso em tópicos nostálgicos - porém verdadeiros - em relação ao assunto).
Hoje o que se tem é uma sensação de mecanicidade, joga-se pra se chegar a tal level (nem vou entrar no mérito - ou seria na falta dele? - dos skills) e, muito mais preocupante, conseguir gold (ilegalmente e idiotamente principalmente) para vendê-lo na RL (também não falarei do finado e saudoso PVP por razões óbvias).
A Cipsoft entendeu que ganharia dinheiro não com o público apaixonado pelo conteúdo e pela experiência fantástica que o jogo trazia em meados de 2000, mas com um público mais imaturo, egocentrista e trapaceiro, apegado a áreas e itens de powergame, além de serem afeitos à ideia de dominação.
Poderia falar por horas sobre isso... Aproveitei muito tempo com Tibia, mas perdi muito também. Enfim, na minha visão, Tibia é um ex-campeão em estado vegetativo. Sobrevive, apenas.
Eu comecei em 2006 e pra mim o melhor eram as caves escuras que na hora de explorar sempre davam um medo enorme de dar de cara com um dragon do nada kkkkkk
Olha, não a duvidas. Queria dizer em poucas palavras o que deveria mudar, e o que era bom. Vo falar o que eu, e as estatísticas da média de play online que tinha antigamente, provavelmente acham; A realidade no tibia, quer dizer não existe mas realidade, play passando sobre play, NPC falando com todos os play ao mesmo tempo, os play passam sobre os as runas de fire, poison, energi, de outros play e nada acontece '-' monstros n podem mas afastar-se certas quantidades de skm, donde nasceram, pq uma certa magia os teletransporta para o seu ponto de origem ¬¬ Cade o perigo, a emoção, a DIFICULDADE a curiosidade do jogo. Todos conseguem itens bons facilmente, eh uma zuera total... E o que dizer dos top leveis '-'
A porcaria que esta se tornando a jogabilidade do tibia, esta refletindo na quantidade de play online.
Os admin da ciftsoft estão se espelhando em outros jogos MMORPG, e aplicando no tibia, coisa q antes, era ao contrario, devido a quantidade enorme de play online que tinha, e a jogabilidade...
"Não quero que o tibia regresse a antiguidade, e sim que volte a realidade, a emoçãooo"
Gostaria que isso chegasse ate os Admin do tibia ;/
Affs, deletaram minha mensagem só porque eu falei do tibianic.org ?????
Ridículo isso!!
Melhor época do jogo. Cada um tinha sua função no servidor, haviam os que faziam runas, os que caçavam em grupo, os exploradores. Era bem mais difícil ter spoil e sempre era possível descobrir coisas novas dentro de jogo. Era perfeito.
Muitas vezes vocês criava relacionamento com HL por fazer runas e vender para ele e tals.