Se eu parasse de jogar o Global por qualquer motivo que seja, para jogar um servidor alternativo, eu jogaria um no estilo Avatar Legends ou o Archlight, que são servidores quase que totalmente modificados e com propostas boas para me divertir.
Essa história de criar um servidor focado no RPG, sem powergamer, não existe. Em todo jogo de RPG, que tem um sistema de level, vai ter power gamer. Tibia é um jogo com o RPG riquíssimo, e que se você tiver vontade, você joga só pelo RPG.
As pessoas sempre querem ser mais fortes nos jogos de RPG, e se isso envolve passar de level pra ficar mais forte, sempre vai ter powergamer, sempre vai ter alguém querendo saber a melhor forma de passar de level.
Talvez uma possível solução para um servidor focado em RPG, sem power gaming, seria um sistema de level baseado em quests. Tipo, Para adquirir experiencia e passar de level, você tem que terminar as quests. Só que isso acabaria levando o jogo para uma rotina, terminando assim, em lugar nenhum. Ainda assim, existiriam sites na internet, dando spoiler destas quests, para qualquer um fazer e terminar rapido. Tome o exemplo de Skyrim, que é um ótimo jogo, com um rpg riquíssimo, mas que só da pra jogar no máximo com 2 raças diferentes, por que você tem que fazer as mesmas quests. Você pode até tentar não repetir as quests, mas no final não vai ter graça.
No final das contas você percebe que o problema não é o jogo, são os players.