@
Sadeckss
É bom você estar falando muito disso, sinal que as pessoas começam a se questionar sobre isso. Só deixar claro novamente que eu não sou anarcocapitalista e nem acredito em anarcocapitalismo.
Mas para sua pergunta, a resposta é simples. Quem impede de ter cartel em um mercado não regulado? A livre concorrência. A regulação serve exatamente para suprimir a livre concorrência e garantir uma reserva de mercado (ou seja, garantir um lucro mínimo para os amigos do rei). Para entrar no mercado de telecom no Brasil é preciso beijar mão de meio mundo de políticos e burocratas e ainda abastecer os cofres públicos, PTistas, PMDBistas, PSDBistas e PQPistas com uma boa grana. O que é um trampolin para qualquer tipo de ilicitude que advenha disso. Não que isso justifique, o corruptor é tão culpado quanto o corrupto. Mas se você vive em um sistema com muitos corruptos, é quase que uma consequência termos mais corruptores.
Eu não disse que a Anatel é de todo mal. Qualquer coisa Estatal pode funcionar em algum aspecto. O problema é que sempre falhará em algo fundamental. Nesse caso, do que adianta a Anatel existir para resolver seus problemas técnicos se, às custas disso, autoriza as empresas a oferecerem o pior serviço possível. Você deveria ter uma escolha: se uma empresa me trata mal, simplesmente escolho uma concorrente. Se não existe concorrente boa, alguém vai abrir e vai ganhar o seu dinheiro. Quando a GVT entrou aqui na minha cidade, a primeira consequência foi diminuir o preço e melhorar a qualidade das outras, e não o contrário. Isso em um mercado regulado.