Postado originalmente por
Billzeen
Cara, nego não entende nada. Diversos jogos da Europa e EUA abrem escritórios no Brasil e passam a gerenciar o mercado local. O que eu quis dizer é que o Brasil tem mercado pra Tibia, mas está simplesmente sendo ignorado e deixado de lado. As pessoas que podem pagar simplesmente estão ignorando o fato de que pessoas que já não podem mais pagar, ou que não acham mais válido o custo benefício, estão parando de jogar. O jogo tende a diminuir o número de players, principalmente brasileiros, se isso continuar.
Tudo bem, ninguém é obrigado a se importar com a "comunidade do jogo", mas seria inteligente se os problemas que afetassem outros jogadores fossem vistos por todos. Se eu jogo um jogo em que meus amigos já não acham que o custo benefício é válido, eu me preocuparia. Mas tudo bem, a maioria das pessoas só se preocupa com o próprio umbigo. Eu só acredito que a CIP está desperdiçando um grande mercado que só tende a encolher caso não seja explorado. Infelizmente a maioria dos meus amigos já não joga mais por achar caro pra jogarem por pouco tempo. Tibia vai se reduzir cada vez mais, não só por causa das suas péssimas escolhas pra manter os jogadores, mas pelo fato do MMORPG não estar mais tão em alta, e é justamente nessa hora que o mercado brasileiro deveria ser explorado. Eu me preocupo e sempre vou me preocupar se as pessoas estão parando de jogar um jogo que eu gosto, que depende de outras pessoas pra ser legal, estão deixando de jogá-lo.
Ter pouco tempo pra jogar não é só um problema meu, é um problema da maioria das pessoas que jogavam Tibia na minha época de vício. Tibia não deveria se resumir a um jogo pra quem tem dinheiro ou tempo e sim um jogo pra quem quiser jogar a qualquer hora, mesmo que por pouco tempo, sem ter que pagar uma fortuna de anuidade por isso. Mas parece que está "tudo ok" pras pessoas. Eu fico triste por gostar do jogo e já não achar que vale mais a pena e fico mais triste porque amigos meus também acham isso. A CIP tem todas as ferramentas pra mudar isso mesmo sem perder o lucro, mas parece que eles não enxergaram isso, ou simplesmente subestimam o mercado brasileiro. E não adianta "viralatear" falando que só porque são europeus e empresários eles tem visão sobre tudo e que se fosse uma opção válida(apostar no mercado brasileiro de jogos), eles teriam feito. Se o mercado de jogos brasileiro fosse tão lixo como alguns pensam, as grandes empresas de jogos não estariam tão focadas em se infiltrar no mercado brasileiro. Para vocês terem ideia o mercado de games no Brasil tem crescido de 20% a 30% ao ano. A CIP não investe porque não quer, afinal o Brasil já é o 11º maior mercado de games no mundo em faturamento.
Falta interesse e faltam os players que ainda podem pagar e jogar perceberem que vão acabar ficando sozinhos no DP de Thais...