pelas propagandas a unisinos é boa em direito, mas pode ser estilo unip
Versão Imprimível
pelas propagandas a unisinos é boa em direito, mas pode ser estilo unip
Não existe isso de uma melhor que a outra. A faculdade pública A pode ser 10x melhor que a particular B no curso X, mas 10x pior no curso Y. E mesmo assim não dá pra dizer, pois o critério de avaliação do INEP é péssimo. Exemplo real:
A federal em que estudo está avaliada como uma das melhores do Brasil no meu curso. Porém, o critério de avaliação em que ela se sobressai é infraestrutura e professores com doutorado. As provas realizadas pelos alunos apresentaram notas baixas, e as pelos professores, regulares. Não foi o suficiente para tirar uma estrela do curso. Os professores aqui são considerados pelos alunos em geral como sem didática. Meus colegas são "uns arigós". Em geral 3 ou 4 notas numa turma de 40 alunos é superior a 7. A infraestrutura, tão bem avaliada pelo INEP, diz respeito aos laboratórios de pesquisa - admito, é coisa de primeiro mundo. Porém, os laboratórios sala de aula, onde o aprendizado acontece, são vergonhosos. Tenho amigos de infância que fazem o mesmo curso que eu, mas numa particular do interior. Conversei diversas vezes com eles sobre isso e a infraestrutura dos laboratórios de aula lá é infinitamente superior - e acredite, para um curso de ciências da natureza isso faz toda diferença.
Então sim, este curso nesta instituição é ótimo - pra fazer um pós ou uma pesquisa. Mas quem se formar aqui vai ser um bom profissional só se for por mérito próprio, pois a instituição não ajuda muito nesse quesito.
Tenho bolsa ProUni na UNOPAR para Ed. Física.
não tenho do que reclamar, é o curso com maior nota da faculdade. barra muita publica por ai. e juntando o fato que não pago nada, vamo que vamo! rs.
Eu sou de Santa Catarina e curso na federal daqui. Se ouve falar muito bem da maioria das faculdades que foram citadas aqui: a MACK, a PUC (principalmente ela, RS, PR), a UFMG e a UFRJ. Existem boas faculdades particulares, muito boas por sinal. Pra citar como exemplo, o curso de medicina da UFSC, esse ano teve 111 candidatos por vaga em ampla concorrência e é o único curso de medicina de Florianópolis. O mais próximo é o da UNISUL que fica uma hora de distância do centro em um município próximo, uma faculdade particular que inclusive tirou nota mais alta que a federal. Quando os cursos são grandes, que geram dinheiro pra economia como, TI, Engenharias, Medicina, Direito, Administração, as faculdades são geralmente se esforçam para reconhecimento do curso. Mas quanto a curso de humanas por exemplo, só existe psicologia, de resto, só curso à distância ou sem qualidades. Acho que dependendo do curso que você quer fazer, não existe muita diferença de uma particular pra outro. Mas EU acho que um diploma de uma universidaed federal ainda sim tem mais peso que o de uma particular.
ps.: Tópico muito bom.
.
O Jack não está sendo irônico não... Liberalismo total esse fdp hahaha
É óbvio que depende muito do curso que você ker e do quanto você é bom.
Eu axo que é inquestionável que as universidades publicas são de fato melhores , sobretudo no ramo de pesquisa. Não dá para comparar uma Poli com uma faculdade de engenharia qualquer.
Agora...existe sim um grande exagero por parte de alguns colegios / cursinhos sobre as faculdades. Já tive que ouvir vários professores durante o EM dizendo pra ninguem fazer facul particular porque iria se dar mal no futuro , o que é uma puta besteira.
Isso vai depender muito de como você é. Se você é um aluno dedicado , vale a pena "perder" quem sabe 1~2 anos de cursinho e entrar numa estadual/publica/federal pois , querendo você ou não , ainda hoje o nome da sua universidade pesa. E além disso , acredito ser uma otima oportunidade de conviver com pessoas que no geral estão num nivel bom também.
Por outro lado , a infraestrutura das particulares no geral é melhor. Não acho que uma pessoa deve gastar 4 anos de cursinho por exemplo pra entrar na Poli enquanto existem boas faculdades de engenharia que você entra d boa como a FEI , MAUA etc , até porque mais importante do que o nome da faculdade é a sua representatividade dentro da facul e isso vai depender das suas notas , das atividades extra-curriculares que você fizer etc.
Eu prefiro federal, fui nessa de fazer particular esperando que papai e mamae pagasse e tomei no cu.
Vou fazer direito na Unicap esse ano e meu único arrependimento é o peso que isso vai causar no orçamento da família. Fora isso, o curso é até mais conceituado que o da própria federal ou estadual de pernambuco.
Eu acho que se resume mais ou menos a sua condição financeira. Se você pode pagar ou não. O resto é conversa.
Vale a ressalva que ~eu~ continuarei tentando ingressar na federal, unicamente por ser de graça. Reda-sena ENEM 2013 que me aguarde. :smile: