Sinônimos, Parte 2.
Esse é meu primeiro tutorial, então espero que aprovem.
A palavra pode soar estranha, mas, no geral, é fácil de se entender.
Citação:
Sinônimos são as palavras que tem significado idêntico ou muito semelhante à de outras.
Wikipédia
Para começar, existem dois tipos de sinônimos: os
perfeitos e os
imperfeitos. Comecemos a explicação pelos sinônimos perfeitos.
Sinônimos Perfeitos
Um sinônimo é considerado perfeito quando as palavras sinônimas tem significados idênticos. Exemplos:
Carro - Automóvel
Cão - Cachorro
Andar - Caminhar
Observar - Olhar
Sinônimos Imperfeitos
Um sinônimo é considerado imperfeito quando as palavras sinônimas tem significados próximos, porém não idênticos. Exemplos:
Raiva - Ira
Belo - Bonito
Medo - Pavor
Liberto - Isento.
Sinônimos em Geral
Resumindo, um sinônimo pode ser colocado no lugar das palavras que são comuns, corriqueiras, dando assim um ar mais elaborado ao texto. Ter um bom jogo de sinônimos é ótimo na escrita de narrativas e textos. Agora, que tal ir à prática?
Na frase abaixo, como você poderia modificá-la usando alguns sinônimos?
Citação:
Naquela grande cidade, havia três guerreiros lendários, cujas espadas eram vistas como sagradas. Quem tentasse conquistá-las, cairia em uma maldição eterna.
Cada pessoa pode modificar essa frase do modo que desejar usando dos sinônimos. O que
fulano reescreveu, pode ser diferente do que
ciclano e
beltrano reescreveram. Porém não há uma norma-padrão para isso. Minha versão seria algo como:
Citação:
Naquela avultada cidade, havia três guerreiros legendários, cujas lâminas eram tidas como sagradas. Quem aventurar-se a conquistá-las, sucumbiria em uma maldição perpétua.
Dicas
- Ler, ler muito. Lendo, você enriquece seu vocabulário, e consequentemente, conhece palavras novas.
- Marque os sinônimos que ler. Ao avistar alguma palavra desconhecida, marque-a em uma folha, e depois procure pesquisar seu significado em um dicionário. Você poderá até usá-la como sinônimo, se quiser!
- Folheie o dicionário. Está sem nada pra fazer, e tem um dicionário de mão esquecido no armário? Pegue-o e comece a folhear, sem compromisso mesmo. Abra em uma página e localize uma palavra. Você poderá achar algo de interessante e que pode lhe ser útil quando estiver a escrever.
Enfim, você pode desenvolver sua própria técnica em procurar sinônimos. Às vezes nas situações mais inoportunas eles aparecem, rs.
Sites que podem auxiliar na sua procura
- Neste site você encontra um detalhado dicionário, de fácil procura e de poucas propagandas brilhantes e pulantes ao seu redor enquanto lê. Ele é bem completo, pois, além do significado da palavra que deseja, você encontra os sinônimos da palavra, suas definições, frases com a palavra, exemplos com verbetes, outras informações sobre a palavra, sua conjugação, suas rimas, e, ufa, seus anagramas.
- Já neste, você encontra diretamente um dicionário de sinônimos, onde você pode encontrar, para cada situação, o sinônimo que deseja. Um ótimo dicionário de sinônimos, na minha opinião.
Considerações Finais
Acho que ficou um tanto grande esse tutorial, mas acho que o essencial está aí. Espero que esteja claro e "entendível", rs.