Postado originalmente por
Rambo IV
Meu sonho é ser juiz.
Não por ter uma boa remuneração e todos esses privilégios de concursado - que daqui aos poucos estão se extinguindo -, mas simplesmente por ter paixão à esta vocação, sei lá, desde pequeno as pessoas me falam que eu tenho jeito de juiz, senso de justiça, enfim, agora que estou cursando direito e conhecendo mais a fundo o que tudo isso representa estou ficando cada dia com mais certeza do que eu quero para meu futuro.
Pessoas que se deixam levar imotivadamente por este critério de "salário e estabilidade" e buscam um concurso público somente por isto acabam sendo extremamente infelizes, por terem que exercer uma profissão durante uma vida toda sem ao menos ter prazer em fazer isto, sem ter vocação, o que para mim é pior que escravidão. O cúmulo da infelicidade é você acordar todo o dia pensando "puta, que merda, tenho que trabalhar" e fazer de seu emprego sua cruz.
Claro que as vezes as circunstâncias nos levam a buscar um emprego, a necessidade, isso é um motivo nobre e justificável. O que eu quero dizer é que não vejo uma razão para uma pessoa como eu (e como a maioria de nós) que temos todas as oportunidades do mundo (financeira, acadêmica, etc.) para podermos escolher uma profissão que nos agrade mas por comodismo acabar buscando um concurso público.