-
Faço Eng. de Produção em tempo praticamente integral, confesso que me falta tempo pra jogar, mas sempre que posso eu estou online, seja pra conversar ou fazer qualquer outra coisa do tipo. Tibia já me atrapalhou e arrisco a dizer que ainda me atrapalha, mas eu gosto demais do jogo e sei que consigo jogar e estudar, então eu continuo :x
-
Antigamente ( la pra 2003, 2004 ), eu me fodi lindamente por causa de tibia também, perdi um ano de colégio pelo tibia, mas aprendi a lição também. Hoje trabalho de manha e de tarde, e de noite eu vou pra faculdade, ai quando chego em casa eu tento jogar uma horinha e tal. melhores dias para jogar é segunda e sexta, pq nao tenho aula esses dias, fim de semana é meio complicado por cause de amigos, namorada, trabalho freelancer etc =/
-
Comecei a jogar em 2004, mas o ápice do meu vício foi em 2006~2008. Perdi a sétima série (2006) por isso. Dia e noite querendo entrar e jogar nem que fosse um pouco (nunca era pouco).
Mais ou menos no fim de 2008 eu meio que enjoei do jogo, larguei. Foi interessante, pois percebi que haviam mais coisas a minha volta. Em 2009 entrei num colégio novo e parar de jogar foi muito bom pra mim, fiz muitas amizades (eu fiquei meio "isolado" nesse tempo de Tibia, não falava mais com 1 amigo), além do mais, eu tive tempo pra me dedicar à escola e outras coisas importantes da vida.
"Ah mas então você largou de vez?" Não! Durante esse tempo eu aprendi a conciliar o jogo com a vida real, como diz o nome do tópico. Conheci amigos lá que também jogavam Tibia, joguei bastante OTservs com eles, mas o vício nunca mais voltou. Eu conseguia normalmente desligar o computador e ir jogar xadrez (?), ir ao clube ou ir dormir sem pensar em voltar. Em 2010 voltei ao global, mas só como uma forma de distração, não atrapalhou em nada de novo, mas logo abandonei.
A última vez que voltei foi agora, no final de 2011. Meu char estava level 60, joguei até o level 110. Foram alguns meses só, mas como eu estava de férias e os vestibulares importantes eu já tinha feito, resolvi dar uma relaxada. Daí sim, acordava de madruga pra caçar UHAUHAHUAHUAHUA, mas sempre que aparecia algo mais interessante pra fazer: exit no jogo e bora lá.
Acho que é questão de amadurecer. Você só se vicia mesmo nessas coisas quando ainda é criança (11~16 anos) e não tem responsabilidades maiores para cuidar. A escola não conta, criança troca qualquer coisa pela escola, Tibia é só mais uma coisa. Mas, ao meu ver, Tibia não deveria ser um game para menores de 14.
É engraçado saber que tem mais pessoas na minha situação aqui. Não pensem vocês que achei totalmente ruim o que me aconteceu. Ao me isolar, eu não fiquei dentro de casa chorando e cagando mole, depois que parei de jogar, passei horas na internet lendo, aprendendo coisas, discutindo fórums. Acumulei muita coisa boa pra mim mesmo e aprendi a usá-las. Hoje sei que talvez se eu não tivesse esse tempo de "reclusão" social que eu tive, eu fosse mais um desses playboys/cowboys de festa de sertanejo universitário que tem na minha região.
Obrigado, senhora internet.
-
cara antes de eu entrar no 1º ano do ensino medio,eu realmente não dedicava nada da minha vida para fins futuros,era so tibia tibia tibia,por 2 fatores a escola que estudei ate a 8ª serie tinha um ensino muito fraco e eu me sai mt bem la tirava notas exemplares e não me preucupava em estudar...o tempo foi passando troquei de escola e pronto minha vida virou um inferno...chegava da aula ao invez de estudar ir jogar(so para terem ideia chega da aula no horario de 12:00 e sai do PC 00:00 +/-)e o clima la em casa so esquentando,meu pai sempre odiou qualquer jogo...ou seja brigas e mais brigas com ele,foram inumeras vezes que saimos no tapa(não me orgulho disso)e o colegio cada vez mais dificil,ate q comecei a me dar muito mal nas provas...chegando no fim do ano letivo precisava de muitos pontos ainda(15 em port,9 em mat pois as outras materias eram tranquilas)e foi a hora q eu acordei pra vida de um belo tempo no tibia(mentira meu pai começou a levar o negocim da internet pro serviço)ai comecei a estudar estudar estudar,e por fim com muito esforço consegui passar para o 2º ano do ensino medio(as notas foram bem na media 50 em port e uns 54 em mat)hoje eu ainda jogo mas não como antes pois hoje em dia eu estudo de manha,trabalho a tarde,e reviso a materia dada a noite,futuramente se eu me esforça começarei a fazer um curço tecnico na parte da noite ou seja ja era
-
atualmente eu estou em cursinho pra medicina, mais sempre que sobra um tempo eu entro, sem ligar mto pro jogo, as vezes treino ou faço uma hunt leve, + ja tive meus tempos de vicio, qdo não estava jogando, estava pensando no que fazer qdo fosse jogar, nunca cheguei perto de repetir de ano (mesmo dormindo dentro da classe por não dormir pra jogar), por 2 anos fiquei jogando viciantemente, as vezes indo para OT's ou outros jogos, mais sempre voltava pro tibia apos algum tempo, hj sei me controlar vou bem no cursinho, e não passo mto tempo jogando, pois fico fora de casa qse todo o dia estudando, depois que crescemos fica mais facil não se viciar.
-
Aaaahhh, era bom a época em que eu passava 10~12 horas jogando tibia... Mas infelizmente veio os compromissos e tal e começou a complicar.
Meu ensino médio foi cabreeiro em relação a nota e tal, devido aos MMORPG.
Não só Tibia mas outros, mas quando cheguei na faculdade, com um preço muuuito mais elevado que a escola ( infelizmente não passei na federal hehehe) ai eu resolvi parar para estudar. Com o tempo fui conseguindo conciliar minha vida profissional aos jogos. Devemos pensar em Tibia como passatempo, e isso, obviamente, não pensamos quando mais jovens, até porque jovens são jovens né *You dont saay* .
Mas ultimamente tenho conseguido fazer essa conciliação muito de boa, estudo publicidade de manhã, trabalho a tarde e é um trabalho Home Office, ou seja eu trabalho no meu lar! o que facilita muito o meu treino. Mas no caso de UP quando voltar a upar, só irei upar a noite para não influenciar no meu trabalho.
Que sirva de lição para quem tá na escola esse post! Boa iniciativa! :)