Uma coisa que eu axo interessante de colocar aqui nesse meu topico tambem partiu de um pedido que me fizeram pra comentar sobre a mudança no sistema de hotkeys.
Essa mudança foi bem drastica em relaçao ao gameplay do tibia, antigamente quando nao existia o sistema de hotkeys, tambem nao dava pra atacar nem curar pelo battle, entao muita gnt hj em dia nao sabe que antigamente as pessoas tinham que mirar na tela, se vc quisesse se curar por exemplo vc clicava na runa de uh ia no seu boneco e clicava nele ai vc usava a runa em voce mesmo. A mesma coisa se voce fosse atacar alguem, por exemplo clicava na runa de sd e clicava no monstro ou na pessoa. E se voce tivesse em movimento e fosse tentar se curar? Pois eh era bem complicado, geralmente vc clicava no sqm da frente que vc ia andar, por causa do delay do jogo se vc clicasse no sqm que o seu char estava e vc andasse a runa nao ia funcionar, entao pra isso funcionar direito teria que clicar no sqm da frente ai qnd o char andasse iria curar ou atacar. O meu mundo eh non-pvp mas nos mundos pvp isso era o que em geral demostrava se o cara era bom no pvp ou nao, quem tinha melhor mira, melhor estrategia, geralmente era o cara. Com isso as guerras antigamente eram muito mais de estrategia pura do que poder de fogo(maior lvl ou mais mages) porque ganhava geralmente quem tinha melhor mira ou quem sabia trapar melhor, na minha opiniao as guerras eram muito melhores antigamente em termos de emoçao e muito mais longas pq era realmente dificil matar alguem mirando na tela. Com o tempo a cip habilitou pra curar pelo battle o que facilitou bastante. Depois veio o atual sistema de hotkeys o que pra muitos dos players antigos destruiu uma parte do pvp, etc ja que eh mto mais facil agora de vc atacar uma pessoa em comparaçao ao que era antigamente ou se curar, so precisa apertar um botao. Mas axo que isso sao fases do jogo e muitas das coisas que hj existem nao seriam possiveis de serem feitas sem o sistema de hotkeys, se vc precisasse se curar na mao toda vez a maior parte das quests dificeis hj nao seriam possiveis de serem feitas nem os bosses de matar.
Axo que esse eh um topico interessante de ser explorado, quem quiser contribuir com sua opiniao sobre isso será otimo tambem =)