Então você não tem moral alguma pra discordar ou concordar como algo escrito aqui, desculpa mais é a verdade.Citação:
Filosofia é algo tão vago e inerente à mente humana quanto a religião.
Versão Imprimível
Então você não tem moral alguma pra discordar ou concordar como algo escrito aqui, desculpa mais é a verdade.Citação:
Filosofia é algo tão vago e inerente à mente humana quanto a religião.
Eu li, e por mesmo que disse aquilo. Em nenhum momento defendi a Igreja, aliás, eu mesmo concordo que ela mais atrapalhou do que ajudou. Eu estava falando dos livros da antiguidade, não da Igreja.
E os livros da antiguidade estão tão errados que até hoje servem de referencia e são suas teorias/pensamentos/etc são usados até hoje em diversas areas do conhecimento (matematica, filosofia, história, etc). Já quanto aos livros errados, por mais que tenham contribuido pouco, ainda sim foram necessarios, já que ao saber que aquilo esta errado, não iremos cometer o mesmo erro.
@Psilocybe Mushroom
Não falei que a religião não tenta ensinar valores morais, ela até tenta.
O que você considera por "não ter papeis bem definidos"? Será mesmo que eles não estavam definidos?
ps: coisas como o renascimento ou iluminismo nunca teriam existido sem o conhecimento sobre a filosofia, aliás, sem a filosofia provavelmente você nem estaria ai podendo criticar a igreja.
Tá bom cara, deixa a Filosofia pra lá (se não estaríamos entrando em outra discussão). Nem digo que se não fosse por ela hoje você não seria ateu.
Mas e a Matemática, por exemplo? Desenvolveram muitos conceitos geométricos na Grécia Antiga. E de outros tipos também.
Ou será que era fácil construir aqueles templos?
Você acha que seria melhor que tivessemos que redescobrir tudo? Realmente apagar todo o conhecimento de culturas inteiras seria algo supeprafrentex, nós estaríamos bem mais evoluídos hoje e teríamos deixado nossas ignorâncias de lado.
É claro claro.
Parei, temos um gênio aqui entre nós. Let's talk in english then, mastermind. If you studied it or something like that you'll be able to understand me, but are you sure that everyone in here(and by here I mean Tibiabr forum) studied english before? If they didn't, communication will be a failure. And that's the goal of every single language. COMMUNICATE.
Pra resumir, pro nosso querido gênio, o inglês é muito mais simples, mas dizer que nosso idioma é uma merda é guspir no prato que comeu e ainda come. Ingrato. Se hoje você se comunica, e se hoje você fala uma segunda língua, foi por causa da primeira, que é o Português. E nossa língua é uma língua melódica, sonora. É por isso que poemas feitos aqui geralmente são mais "bonitos" do que os feitos em Inglês, e isso eu posso dizer, pois pretendo me formar em Literatura Inglesa.
Certeza disso? Só o fato de eu ter postado a pergunta lá em cima e estarmos aqui discutindo o assunto já é filosofar.
Filosofia (do grego Φιλοσοφία: philos - que ama + sophia - sabedoria, « que ama a sabedoria ») é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.
- Wikipédia
A filosofia é algo extremamente importante, sem ela os mitos ainda seriam levados totalmente a sério, ateísmo não existiria e muitas ciências, se não a própria ciência não existiria.
Convocados, os ateus vem voando em seus pesadelos alados, para mais uma batalha contra os deuses nas pradarias do Off-Topic.
Riaarr!!
http://www.wizards.com/global/images.../Nightmare.jpg
Sem brinks:
Prêmio joinha para o campeão que disse que filosofia é inútil.Antes, vamos falar da influência que temos dos povos antigos:
Grécia: Matemática.Teorema de Pitágoras, pra você ter uma idéia, é usado pra calcular um coeficiente importante na Teoria da Relatividade restrita, de Einstein.É também utilizado para calcular o erro resultante numa distribuição Gaussiana, ou seja, extremamente importante em estatística.Tudo isso é matemática mais pesada, longe da trivialidade.
Não só matemática, mas arquitetura também.
Romanos?Temos as bases do direito, tanto é que qualquer estudante de direito pode confirmar que é impossível você entrar numa faculdade sem ver direito romano.E sem a filosofia, ou seja, sem debatermos muitas questões existenciais, não iríamos chegar a conclusões sobre nossa existência e nossa organização em sociedades.
Como Stephen Hawking disse uma vez no "Uma breve história do tempo", a filosofia acabou cedendo espaço para física, na hora de explicarmos o universo.É claro, isso se deu em conta de que, para provar algo hoje, inúmeros anos estudando matemática são necessários.Isso nos leva a crer que filosofia é inútil, já que nascemos depois de Newton!Mas houve uma época em que "a física" não existia da forma que nos é apresentada como hoje, e cabia aos filósofos tentarem explicar como era o mundo.Aliás, se não fossem as observações sobre o céu e a terra dos antigos pensadores gregos, estaríamos muito atrasados e perderíamos bastante conhecimento (já que fica cada vez mais difícil observar estrelas).Melhor as explicações de homem e universo dos gregos, que a dos cristãos na idade média "foi deus, fim".
Isso sem contar outras coisas que a filosofia contribuiu e contribui; por exemplo, a lógica, que é uma parte da filosofia que cresceu tanto que ás vezes é considerada um estudo á parte, é a base de coisas que você usa pra se divertir, como programação ou inteligência artificial.
Respondendo a pergunta do tópico:
Não acho religião algo tão ruim quanto certos companheiros foristas.Minha crítica é que a sociedade é religiosa demais, impõe coisas como ter de acreditar em algo, chama probabilidades de milagres e por aí vai.
Minha vó é bastante religiosa.Ela tem a certeza de que ao morrer se reunirá com meu avô, e será feliz eternamente.Na boa, pra mim meu avô se foi e eu nunca mais o verei.Quem sou eu pra encher o saco dela com essas bobagens?
Daí, não acho que a pessoa deva viver se preparando para a morte, para o esquecimento, para o total desaparecimento da mente.Até porque ninguém faz isso, teísta ou não.
Por fim, só acho que devíamos separar águas, deixar religião num lugar bem pequeno, num cantinho, sem influenciar pessoas, atitudes violentas, Estados.Deixar a ciência evoluir livre!E as leis, e a organização da sociedade.Quem quiser ter religião, ótimo, mas que isso não faça do mundo um lugar pior pra quem discorda, nem um lugar pior pra quem acredita, mas acredita em outra coisa.
A religião não é só enfrentar a morte.É enfrentar muitas coisas.Mas acho que com mais uso do racionalismo/ceticismo a humanidade enfrentaria tudo isso, sem medo, também.Imagina um mundo onde a cultura não é enfrentar a morte como um fim trágico, mas algo natural, o simples fim da vida de alguém que existiu e trabalhou pro mundo?Parece mais frio, mas no final das contas, é só isso mesmo.
Religiões não surgiram com o propósito de controlar a sociedade, a imposição de valores morais e éticos foi uma consequência da grande influência exercida pela religião nas sociedades antigas.
@Elf
É algo impossível de deter, a influência de uma religião, principalmente, pelo fato de que a maioria da sociedade é religiosa. A religião influenciou tanto que muitas das leis existentes hoje, você querendo ou não, são graças aos valores éticos e morais definidos por religiões.
Sobre a ciência evoluir, do jeito que você tá falando, abortos em prol da ciência são válidos né? Ou testar seres humanos em baixíssimas temperaturas
e depois aumentá-la para testar as reações de um ser humano a hipotemia é válido, né?(vide Hitler)Ou se utilizar de embriões ou fetos para testes científicos matando-os no processos? Torturar animais em prol da ciência, seria válido?
Concordo que não deve existir uma religião que torne o mundo um lugar pior... O verdadeiro objetivo de verdadeiras religiões é justamente ao contrário, você bem o sabe.
Filosofia não é inútil, atualmente.
Que poético! Dá até pra imaginar os seguidores da Igreja Ateísta de Locke voando nos Nightmares da carta de magic.Citação:
Convocados, os ateus vem voando em seus pesadelos alados, para mais uma batalha contra os deuses nas pradarias do Off-Topic
@Tópico: A resposta do elfo foi boa, gostei. Pq a real intenção(para aqueles que não entenderam), da minha pergunta era saber, se era justo tirar a religião de alguém que está feliz assim, não importando o que foi feito em nome de qualquer divinidade no passado.
@jiraya el xico:
Temos o bom senso não? Na época as pessoas tinham também, sabiam ou menos o que fazer pra não incomodar o próximo. Mas foi só depois que o bom senso foi separado em partes e cada parte com uma classificação.Citação:
O que você considera por "não ter papeis bem definidos"? Será mesmo que eles não estavam definidos?
Lembrando que estamos falando de uma época diferente da atual, conceitos de lá, podem não ser iguais aos dos tempos atuais.
@kina br:
Nunca foi =]Citação:
Filosofia não é inútil, atualmente.
The bomb has been planted.
Bom, eu acho o seguinte. Nada contra se uma pessoa quiser acreditar no que ela quiser, problema é dela. Mas não se resume só a isso. O meu problema é com o que a religião faz com as pessoas.
- Ela faz as pessoas abdicarem de coisas prazerosas e muitas vezes inofensivas apenas para seguirem dogmas.
- Ela faz as pessoas serem preconceituosas contra determinados grupos, como gays, judeus ou ocidentais(islamismo), dependendo da religião ou da época.
- Ela faz as pessoas negarem avanços da ciência e da tecnologia; que foram feitos apenas para melhorar suas vidas, sem nenhum objetivo ateu ou anti-religioso.
- Quem diz que os religiosos não têm medo da morte está errado. Eles têm medo do inferno. Passam suas vidas seguindo regras e evitando cometerem "pecados", pois temem passar a eternidade no inferno.
- A religião mata. Milhares de "hereges" foram queimados vivos na Idade Média. Milhares de árabes inocentes foram dizimados nas cruzadas. Muitas pessoas morreram em atentados terroristas, e morrem até hoje. Grande parte das guerras que existem/existiram no mundo acontecem por motivos religiosos. A religião, por sua própria natureza dogmática, não aceita as outras, e muitas vezes prega a violência contra quem não segue a mesma fé.
E isso que você falou, sobre a religião querer controlar sem manipular, eu não acredito. Se não quisesse manipular não queimaria livros (queima até hoje), não mataria pessoas (o médico que descobriu a circulação sanguínea na Idade Média foi queimado vivo, porque a Igreja não queria que a Medicina avançasse), não tentaria fazer os governos proibirem que as crianças aprendam ciência nas escolas (evolução).
Eu não teria nenhum problema com religião se cada um apenas acreditasse no quer quer numa boa, mas eu odeio instituições que tentam mandar nas pessoas e decidir como elas vão viver suas vidas, apenas para benefício próprio. Ou seja, odeio religiões organizadas, com nome, prédio, livro sagrado e mandamentos.