Postado originalmente por
jiraya el xico
SE parasse. A maioria desses tipinhos vivem assim até o final da vida deles, pois mesmo quando o pai para de bancar, ele arranja um emprego na empresa onde o kra não faz nd e ganha bastante.
Como já falei, não estou dizendo que se esforçando não da p/melhorar, mas definitivamente não depende apenas do esforço. Casos em que pobres ficam ricos são extremamente raros. Pois precisa de MUITA sorte e oportunidades, além é claro de mt esforço.
Primeiramente vejamos o capitalismo, nele um dos maiores objetivos é o lucro, tal lucro que só é obtido quando você consegue obter algo que vale mais do que aquilo que você fez/vendeu.
Por exemplo, eu tenho um sapato, ele vale $200, mas vendo por $300 para ter lucro.
Ok, uma maravilha, graças a isso pessoas conseguem ficar ricas! porém não estamos no Tibia, dinheiro não surge do nada, esse lucro não surge do nada também.
E de onde vem esse lucro então?
Ele vem do explorado. (explorado no sentido do cara ter pago mais do que o preço justo)
Exemplo: Um senhor tem uma fabrica de sapatos, porém ele precisa de lucro, portanto contrata 5 pessoas para fazer os sapatos, porém o senhor mesmo não esta fazendo sapatos, mas quer lucro. Então fazem um acordo, os 5 podem usar a maquina e receberão $50 por sapato feito. Mas oque os funcionarios não sabem, é que no mercado ele esta vendendo os sapatos por $500, ou seja, enquanto o senhor fica rico, cada uma das 5 pessoas irá precisar fazer 10 sapatos para comprar 1 dos sapatos feitos.
Entenda que independente do esforço, apenas existem ricos, por causa dos pobres. Pois o rico apenas se torna rico, através do lucro, que é obtido explorando o pobre. É como aquele refrão: "Enquanto o rico fica mais rico, o pobre fica mais pobre".
Quanto ao esforço, é claro que ele ajuda, mas você pode ser execelente, porém se não tiver oportunidade e sorte, não vai adiantar nada. E é ridiculo dizer que 80% da população mundial é pobre por ser pouco esforçada.