Acho que o Vassily Zaitsev errou na hora em que disse que só o Jânio Quadros foi o presidente do Brasil no meio da guerra. Todo mundo que estudou bem 2° guerra sabe que Getúlio Vargas foi o responsável pelo empréstimo mais barato que o Brasil já teve, fazendo especulação política com a Alemanha e os EUA. GV viu que para o Brasil crescer presicaria de uma indústria de base, ele correu para os EUA pedindo empréstimos. Os norte-americanos ofereceram X(valores e proporções fictícias), com juros altos e exigindo algumas bases no nordeste. GV recusou, e negociou com a Alemanha, esta ofereceu 2X, com poucos juros, pedindo apoio militar. Os EUA, vendo que estavam ameaçados, deram um empréstimo 3X quase sem juros, para que o Brasil não se aliasse ao Eixo. O empréstimo serviu para custear as obras da CSN(Companhia Nacional Siderúrgica) e da Usina de Paulo Afonso, entre outras. Isso foi em 38 mais ou menos. Daí que nasceu a força extrativista mineral do Brasil.
Em 42 GV precisava de mais capital para a CSN, e recorreu aos EUA, que deram um empréstimo e pediram apoio militar irrestrito. Getúlio aceitou, mais começou a perder o apoio militar brasileiro, pois ele sendo um ditador estava lutando contra outros ditadores(Hitler e Mussolini). Seu goveno desmoronou, pois ele perdeu apoio de todos os políticos e militares, sofrendo pressões internas ele renuncia, mais disputa para cargos como senador e deputado em vários estados, e ganha em 11 estados como deputado e 4 como senador(naquela época podia se candidatar a vários cargos), e ainda funda o PTB e outro partido que eu esqueci o nome. Ele não aceitou nenhum cargo, só fez isso para mostrar aos seus inimigos que tem muita popularidade, e que um dia voltaria mais forte. Ele volta em 50, mas em 54 ele comete suicídio. Seu sucessor, JK assume, quase havendo um golpe militar em 55( O General H.T.Lott defende JK.
Getúlio tinha muita afinidade com os nazistas. O Brasil recebeu muitos refugiados da Alemanha. Mas quando o Brasil entrou na guerra ele teve que fingir que não conhecia nazistas.
Eu já li numa Super Interessante sobre "E se o Brasil entrasse no lado do Eixo?" - O Brasil seria, juntamente com a Alemanha, derrotado, e estaria pobre(muito mais pobre).