Galera..Alguem manja de bioquimica ?
De uma ficha de exercicios só consegui fazer 2 de 9 =/
alguem tá disposto a me ajudar/
Versão Imprimível
Galera..Alguem manja de bioquimica ?
De uma ficha de exercicios só consegui fazer 2 de 9 =/
alguem tá disposto a me ajudar/
4) Assinale a alternativa que melhor caracteriza as soluções-tampões.
a) O poder tamponante de uma solução-tampão e a quantidade de ácido e base presentes na solução são independentes, isto é, não importa a quantidade de ácido e base presentes.
Bom, aqui eu acho que não tá certa
b) As soluções 1 (0,01 M de Na2HPO4 e 0,01 M de NaH2PO4) e 2 (0,1 M de Na2HPO4 e 0,1 M de NaH2PO4) apresentam o mesmo pH
Não sei..Apesar de apresentarem concentracoes diferentes, as duas soluções se equivalem, portanto eu acho que o ph é igual.
c) No item anterior, pode-se afirmar que a solução 1 resiste melhor à adição de ácido forte ou base forte, quando comparada à solução 2.
Nao sei
d) A faixa apropriada de tamponamento de uma solução que contém o ácido acético (pKa = 4,76) encontra-se entre 2,76 e 6,76.
Acho que seria na verdade 3,76 e 5,76
e) Segundo a equação de Henderson-Hasselbach, sempre que a concentração de base for maior que a concentração de ácido, o pH da solução será menor que o pKa do ácido presente nela.
Não sei de novo.
-----------------
5) Todas as afirmações a seguir sobre as pontes de hidrogênio são verdadeiras exceto uma. Assinale essa alternativa incorreta.
a) A ligação de hidrogênio não corresponde a uma ligação covalente, apesar dos átomos envolvidos diretamente nessa ligação encontrarem-se ligados covalentemente a outros átomos.
b) Quanto mais linear se apresentar a ligação de hidrogênio, mais forte será a atração entre os átomos participantes da ligação. Tal situação é encontrada em cadeias protéicas que apresentam a orientação antiparalela de folhas pregueadas.
c) O doador é conhecido como um átomo de Hidrogênio ligado a um átomo menos eletronegativo que o hidrogênio.
d) O Aceptor de hidrogênio deve conter um par de elétrons não pareados.
e) A molécula de água é capaz de realizar quatro ligações de hidrogênio com outras moléculas.
Não sei nenhuma dessas..Não sei muita coisa sobre ponte de hidrogenio..
São basicamente essas duas questões.
4. a. -> Falsa, a quantidade de átomos em solução influencia na força do tamponamento
4. b. -> Falsa, pH = -log[H+], se os compostos estão em concentração diferente, o pH varia
4. c. -> Falsa, quanto maior a concentração do ácido/base fracos usados no tamponamento, mais ele aguenta adição de ácido/base forte
4.d e 4.e. -> Precisa calcular eu não lembro isso.
5 -> Alternativa e -> Cada molécula de água só pode fazer 2 pontes de hidrogênio, se eu entendi bem.
Oxigênio da molécula ligado a hidrogênios de outras moléculas acho que não conta como ponte de hidrogênio.
Obrigado cara.
Esclareceu algumas, mas a questão da ponte de hidrogenio eu vou ver com meu prof mesmo, o resto eu consegui assimilar, obrigado.
A da ponte de hidrogênio, acho que é o seguinte:
A ponte de hidrogênio ocorre quando tem H ligado a oxigênio (ou F ou N). No caso, a molécula de água que você tá analisando tem só dois átomos de H, cada um podendo se ligar a um oxigênio, formando uma ponte de hidrogênio nessa molécula.
Já o oxigênio que se liga a hidrogênios de outras moléculas não conta pro número de pontes.
a 5 eu colocaria c hein
pq ela ta esquisita haeuauaehu
.
Duvida de estatística:
Imagine que Y ~ Binomial Negativa (n,Beta). Se multiplicarmos todos os valores de X por uma constante c maior que zero, o que teremos?