:lol: devem ter perguntado pra esse pessoal aqui
http://informa1.com.br/wp-content/up...mpeachment.jpg
Versão Imprimível
:lol: devem ter perguntado pra esse pessoal aqui
http://informa1.com.br/wp-content/up...mpeachment.jpg
Não é tão difícil esses dados representarem a realidade, essa pesquisa foi a primeira que colocou diretamente Haddad como um substituto de Lula.
Citação:
O instituto tomou a decisão de associar Haddad diretamente a Lula no questionário, ao contrário das demais empresas de pesquisa. Segundo Marcos Coimbra, diretor do Vox Populi, não se trata de uma indução, mas de fornecer o máximo de informação ao eleitor. “Esconder o fato de que o ex-prefeito foi indicado e tem o apoio do ex-presidente tornaria irreal o resultado de qualquer levantamento. É uma referência relevante para uma parcela significativa dos cidadãos. Chega perto de 40% a porção do eleitorado que afirma votar ou poder votar em um nome apoiado por Lula”.
Ai depende, tem vários tipos de metodologia.
Tem algumas que não citam nome de ninguém e deixa a pessoa dizer seu candidato.
Tem algumas que só falam o nome dos candidatos.
Tem algumas que tem mais de uma etapa.
Essa pelo visto na hora de nomear os candidatos colocou da seguinte maneira:
Bolsonaro
Ciro Gomes
Marina
HADDAD INDICADO PELO LULA
João Amoedo
etc...
E pelo que sei foi a única pesquisa a fazer assim.
Pois veja, existe uma enorme diferença entre perguntar:
1- Você vota nesse Haddad que tem apoio direto e foi indicado pelo Lula?
2- Você vota no Haddad no lugar do Lula?
Isso com certeza modifica a resposta da pessoa, e se a gente lembrar que enquanto o ladrão aparecia nas pesquisas, ele estava com uma intenção de voto gigante.
_
Só complementando aqui, pra essa pesquisa de fato fazer sentido, o Haddad precisa fazer algo que não conseguiu até então, que é trazer os votos do Lula para si, isso foi feito pra ele nessa pesquisa, falta conseguir na "vida real" agora.
É, a metodologia pode distorcer bem o resultado, é só ver aquela da BTG que saiu esses dias colocando Bolsonaro e Ciro com rejeição igual, de 51%.
Mas mesmo assim me parece irreal Haddad com 22%, ainda mais colocando ainda Ciro com 10% e Marina com 5%. E numa pesquisa estimulada, colocar Bolsonaro com 18% só é absurdo, da pra ver claramente pela manifestação das massas que não é só isso, o cara tem apoio bem maior que isso.
A menos que quando chega nele o entrevistador pergunta "e no Bolsonaro estuprador, misógino, machista, homofóbico, facista, assassino, você votaria?"
Até entendo metodologias diferentes gerarem resultados imprecisos. Mas qualquer metodologia de amostragem estatística é melhor do que "dá pra ver que" ou "todo mundo que conheço".
O que acontece com as pesquisas é o uso político pelos candidatos. Pode ver, toda pesquisa que é desfavorável a um candidato é questionada: "ahhh, mas essas pesquisas são todas compradas etc etc". É só uma pesquisa mostrar que esse mesmo candidato cresceu, que ele coloca na propaganda política "Fulano de tal cresce nas pesquisas". Sem contar as decisões de campanha, que são tomadas com base em pesquisas nacionais e pesquisas encomendadas pelos partidos que, em geral, são realizadas pelas mesmas agências de sempre. Ou seja, os próprios partidos veem valor nesses dados, apresar do aparente desprezo.
No fim das contas, a pesquisa é um indicativo. Ela muitas vezes é imprecisa em relação ao resultado da eleição porque falha em demonstrar o recorte certo ou representa um recorte muito momentâneo da eleição. Por exemplo, acho que o Bolsonaro deve ter alguma porcentagem de eleitores envergonhados. Bem como, em um segundo turno turno entre Alckmin e Bolsonaro, muito petista votaria no tucano em segredo e constrangido. Mas tudo isso tá dentro da margem de confiança, afinal de contas, estatística não é dizer que está correto, é apenas quantificar o quanto pode estar errado.
Por que vcs acham que bolsonaro vai ser liberal economicamente?
Ele já bateu o pé falando que não privatiza BB, Caixa nem relacionadas com energia. Falou que Petrobras é pessoalmente contra mas pode privatizar "partes". Correios ele disse que ninguém vai querer comprar e melhor extinguir. Mourão falou já ser favorável a subsídios.
A atuação dele como congressista pode ser resumida a área da segurança, mas alguns VOTOS SIM, olhando rapidamente, que não coaduna com essa narrativa:
Me deem alguma evidencia, ao menos. Pois hj eu realmente não sei se votaria no Ciro ou Bolsonaro em um segundo turno, mas não consigo me convencer que é mais confortável ter uma incógnita no poder do que um Keynesiano com o minimo de coerência.Citação:
Criará cargos em comissão e gratificações nas Forças Armadas, para fortalecer a Estratégia de Defesa Nacional.
Criará 24 cargos de direção no Ministério do Esporte, para compor uma estrutura específica que tratará do futebol e da defesa dos direitos do torcedor.
Fixará o salário mínimo em R$545,00, com o objetivo de efetivar a política de valorização do salário mínimo no Brasil.
Reservará 20% das vagas em concursos públicos para os negros.
Criará o Orçamento Impositivo, obrigando o Governo a pagar parte das “emendas orçamentárias individuais” aos Senadores e Deputados que poderão investir este dinheiro nos estados e municípios que representam.
Criará o Sistema Nacional de Cultura, para cuidar melhor de políticas públicas de acesso à cultura.
Proibirá pesquisas e testes com animais para produção de cosméticos e regulamentará o uso de animais em atividades de ensino.
http://www.votenaweb.com.br/politicos/jair.bolsonaro
Parece que alguns desses dps ele votou não, pois aparece tanto como sim e como não
Ele não bateu o pé, essas 3 citadas ele fica com certo "receio" e em cima do muro.
Não sei se você já assistiu, mas:
Sabatina com Paulo Guedes (economista do Bolsonaro)
https://www.youtube.com/watch?v=yGNxHXP6-LM
Sabatina com Mauro Benevides (economista de Ciro Gomes)
https://www.youtube.com/watch?v=rQ9swzQKON8
Isso ajuda bastante na sua decisão.
De qualquer maneira, sobre o "liberalismo" de Bolsonaro, apesar de ficar na dúvida sobre privatizar ou não a Petro, ele diz ser super necessário abrir o mercado de refino por exemplo, o que já é um avanço extremo para o que temos atualmente.
Em resumo, INFELIZMENTE, não tem como votar no Bolsonaro sem ter que botar esperança e fé no que o Paulo Guedes vai fazer :lol:, entretanto, pra alimentar essa esperança, é notável uma certa evolução do candidato nesse ponto de uns anos pra cá, de ultra-nacionalista estatizante ele já fala em abrir mercado pra várias áreas e privatizar muita coisa
Sobre o Ciro ter "coerência" no discurso, eu acho que o ponto mais importante de todas as propostas dele são as duas perguntas mais famosas para qualquer promessa populista que ele faz:
1- Quanto vai custar?
2- Quem vai pagar?
O que acontece é que a dívida pública não liga muito para nada, a rolagem dela ta lá e pronto.
Então quando o Ciro Gomes fica fazendo um monte de proposta POPULISTA NOJENTA como tirar o milhões de pessoas do SPC ou o que saiu hoje, sobre 2% do PIB pra ciência e tecnologia ele ta querendo só fantasiar as pessoas
Porque os pesquisadores do brasil que estão vendo a ciência tomar no cu dia após dia, olham essa promessa e chegam a chorar de alegria
Mas e ai, QUANTO VAI CUSTAR E QUEM VAI PAGAR? Sobre esses milhões de reais que ele vai pagar pros bancos privados e aumentar a dívida pública mais ainda que a gente vai ter que pagar em forma de imposto de qualquer jeito, ele fala? Esse dinheiro pra ciência e tecnologia vai sair de onde?
Inclusive é curioso a galera anti-bolsonaro querer Ciro, o cara é coronelzinho-truculento-autoritário
Então eu vou exemplificar aqui em alguns segundos de pesquisa o motivo de eu NÃO VOTAR EM CIRO GOMES NEM FODENDO PAU NO MEU CU AI QUE GOSTOSO:
https://i.imgur.com/ezu414q.png
O único argumento de quem acredita nisso é embasado na fé ao iluminado Paulo Guedes, que além de liberal virou também santo e babá. É como eu disse nos outros posts sobre o tema, se o Paulo Guedes morre, fica doente ou briga com o Bolsa e cia, o governo do Bolsonaro vai ser o mesmo protecionismo estatal que a direita brasileira sempre gostou, inclusive o próprio Bolsonaro. Com o adicional do "conservador nos costumes", que vai fuder a vida de uma galera que sempre (sobre)viveu na invisibilidade e na hipocrisia do moralismo religioso.
A palavra do político que quer ser eleito é realmente muito confiável.