Maniazinha chata de querer subestimar o país em tudo. Alienação é uma coisa chata mesmo, ouvem na mídia "Brasil gasta não sei quantos milhões nos jatinhos franceses" e ja começam a cornetar achando que sabem de tudo.
Segundo a
lista de maiores despesas militares a Itália é o 8º país com maior despesa e o Brasil o 13º. Essa lista é de
2008, feita antes do projeto de modernização das forças armadas 'assinada' pelo Lula:
O governo brasileiro lançou um pacote de medidas que, em cinco anos, garantiria investimentos no setor equivalentes a 2,5% do PIB brasileiro, um aumento de 75%. Para 2008, US$ 5.6 bilhões (de um orçamento US$24.4 bilhões) deverão ser investidos em novos equipamentos. O projeto de orçamento de 2009 prevê R$ 50,2 bilhões para a Defesa. Destes, R$ 10,9 bilhões para investimentos no Exército, Marinha e Aeronáutica, essa última com uma previsão de R$ 1,2 bilhões destinados ao reaparelhamento.
Não sei como era na década de 90, mas nessa lista de 2008 que eu linkei mostra que
41,5% do investimento mundial nessa área pertence aos EUA, onde será que está o Kuwait nessa lista? pois é, guerra do golfo provou muito do que duvidavam.