Natal? é de comer?
Versão Imprimível
Natal? é de comer?
minha familia é toda crente, entao ainda bem que nao comemoramos.
Não gastamos 1 centavo com pinheiros de plastico e bolinhas coloridas e fitas emplumadas.
Não gastamos 1 centavo com luizinhas piscantes do lado de fora de casa (e nem dentro).
Mas isso não me impede de comer panettone ou outras guloseimas natalinas. :yelrotflm
Uma dúvida me veio a cabeça: se nosso calendário é contado desde o nascimento de cristo, entao o correto era pro natal ser dia 1 de janeiro e não 25 de dezembro. Pq é foi antecipado 7 dias a data que comemoramos o nascimento dele? O,o
Fui!
Natal = férias.
Pra mim já é um motivo para comemorar.
acho que eles so querem saber de abrir os presenstes mesmo
eu sou ateu e comemoro...
guanho presentes,e tem a ceia(lol) e eu como a doidado e zouo na rua..
Achei um vídeo que fala sobre essa linda historinha de comemorarem o nascimento de Jesus.
Eu me recusaria a dar um presente de natal à um ateu.
Eu posso estar errado, mas que eu saiba a história surgiu de um carinha que fazia brinquedos de madeira para dar às crianças pobres, como não se sabia o nome do indivíduo foi dito que era Noel. Como ele não recebia nada em troca foi conhecido como um "paizão", daí ficou Papal Noel. A diferença é que ele não dava os presentes no natal, dava em qualquer data.
@Topic
Apesar de eu não ser ateu, sei que o natal realmente tem milhares de significados, apenas que a igreja católica adotou como uma festa somente do cristianismo, como a idéia se espalhou ficou conhecido como 25 de dezembro o nascimento de Cristo, que nem foi nessa época. =/
Se eu quiser usar o natal pra comemorar o nascimento do Deus espaguete voador eu posso, porque não tá escrito em nenhum lugar que natal é copyright do cristianismo.
No meu caso, eu comemoro natal como uma data de confraternização com a família e troca de presentes, sem nem pensar em religião.
Troque o Ateu por Alguem do titulo
"Alguem comemora o natal?"
O natal deixou de ser uma comemoraçao religiosa e agora é só comercio, voce pode perguntar para muitas pessoas "Por que é comemorado o Natal?" e elas não vao saber responder, capaz de falar Comemora o Natal porque todos ganhao alguma coisa e é tudo infeitado com lampadinha e fica mais cheia e bonitas as cidades.
[Die~]:D
Comemora. O ateu nega a existência de deus, não a existência de Jesus Cristo.
Se existem pessoas que acreditam em Gengis Khan, porque não existiriam pessoas que acreditam em Jesus Cristo?
Eu não acredito em um Jesus que transformava água em vinho ou que caminhava sobre a água, mas em um Jesus que revolucionou os ditames de sua época.
E o legado que ele nos deixou é expresso nas festas natalinas, apesar de que hoje em dia o legado é puramente capitalista.
Maldito capitalismo :mad:!
Jesus era um grande cara, que batia um bolão.
Por isso eu comemoro natal
Mesmo não sendo cristão.
Realmente, segundo a Bíblia, Jesus não nasceu dia 25 de dezembro, tanto que os relatos dizem que haviam pastores do lado de fora das casas, coisa meio que impossível nessa data, sendo que no local onde Jesus nasceu, a estação nessa data é inverno.
Ateu não comemora nada, nem o próprio nascimento, porque nem em seu próprio nascimento ele acredita.
claro né, afinal, também somos filhos de deus :rolleyes:
Jesus é mais um cara que depois de morto passou a ser popstar por interesses externos.
··Hail the prince of Saiyans··
Responda: você não sabe o que fala ou simplesmente quer semear discórdia?
Sobre a pergunta do tópico... ainda bem que o cristianismo roubou a data do natal pra eles, assim podemos comemorar sem problemas o natal. Só não precisamos rezar ou fazer manjedouras, ou achar o natal lindo.
A séculos antes do surgimento desse tal Jay Cee, já comemorávamos o "natal".
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0...+EM+JUNHO.html
muito ilario essa matéria...
principalmente essa parte
"Estudos anteriores já haviam levantado a hipótese de que o nascimento teria ocorrido entre os anos 3 a.C e 1 d.C."
Jesus Cristo nasceu 3 anos antes de cristo ou talvez 1 ano depois de Cristo
hahahaha
Natal comercial...
religiosidade apenas na igreja...
por que na casa de qualquer pessoa será apenas uma data de entregar presentes folgar no trabalho e beber no meio da semana...
natal é tempo de ganhar presente, nada mais
Datação do Nascimento de Jesus
Jesus nasceu durante a vida de Herodes, o Grande, que os romanos haviam designado para governar a Judéia. Os calendários são contados a partir do ano em que se supõe ter nascido Jesus, mas as pessoas que fizeram essa contagem equivocaram-se com as datas: Herodes morreu no ano 4 a.C., de modo que Jesus nasceu 3 anos antes, a quando dos censos do povo Judeu, que ocorreu, exatamente, 1 ano após os censos dos outros povos também subjugados ao poder Romano. Estes censos ocorreram para facilitar aos Romanos a contagem do povo e a respectiva cobrança dos impostos. Os Judeus sempre se opuseram a qualquer tentativa de contagem, por essa razão, esta ocorreu um ano depois de ter ocorrido nos povos vizinhos.
A data de nascimento de Jesus é muito discutida. Devido a falhas do calendário há quem diga que Jesus teria nascido por volta do ano 6 d.C.. Porém, considerando que Jesus nasceu pouco tempo antes da morte de Herodes isto coloca-nos numa data anterior a 4 a.C..
Outra ajuda que temos para facilitar a localização da data do nascimento de Jesus foi que este ocorreu quando José foi a Belém com sua família para participar do recenseamento.
Os romanos obrigaram o recenseamento de todos os povos que lhes eram sujeitos a fim de facilitar a cobrança de impostos, o que se tornou numa valiosa ajuda na localização temporal dos fatos, uma vez que ocorreu exatamente 4 anos antes da morte de Herodes, no ano 8 a.C..
Entretanto, os Judeus tomaram providência no sentido de dificultar qualquer tentativa por parte dos ocupantes em contar o seu povo, pelo que, segundo a história, nas terras judaicas este recenseamento ocorrera um ano depois do restante império romano, ou seja, no ano 7 a.C.. Em Belém, o recenseamento ocorrera no oitavo mês, pelo que se concluiu que, Jesus nascera provavelmente no mês de Agosto do ano 7 a.C..
Outros fatos também ajudam a estimar a data exata. Conforme é relatado pelos textos bíblicos, no dia seguinte ao nascimento de Jesus, José fez o recenseamento da sua família, e um dia depois, Maria enviou uma mensagem a Isabel relatando o acontecimento.
A apresentação dos bebês no templo, bem como a purificação das mulheres teria de ocorrer até aos vinte e um dias após o parto. Jesus foi apresentado no templo de Zacarias, segundo os registros locais, no mês de Setembro num sábado. Sabe-se que Setembro do ano 7 a.C. teve quatro sábados: 4, 11, 18 e 25. Como os censos em Belém ocorreram entre 10 e 24 de Agosto, o sábado de apresentação seria o de 11/09. Logo Jesus teria nascido alguns dias depois de 21 de Agosto do ano 7 a.C..
Se corrigissem o calendário cristão, estariamos entrando no ano de 2016 =p
@Melroch: Fonte? Considero isso( http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0...+EM+JUNHO.html ) como fonte bem mais segura que esse amontoado de palavras suas.
@Topico: Assistam um especial de natal, daqueles que nao mencionam nada de religião, e descobriram o real sentido do natal para um ateu. ;)
Mestre do Yellow, esse artigo da G1 já perde a credibilidade comigo quando diz "reis magos", pois a própria bíblia não menciona nada sobre "reis", em todas as traduções diz apenas "magos" ou "homens que estudavam as estrelas".
A descrição de “reis” foi oficializada por São Beda, o Venerável (673-735), que deu detalhes de tais “reis” magos, dando até mesmo nomes e fisionomias a eles e as regiões de onde vieram (cada um de uma). Porém, mesmo carecendo de fontes comprobatórias, acabou sendo adotado como verdade pela Igreja Católica depois do 7º século.
E o cara que lançou essa teoria é astronomo, isso faz sentido só no campo de astronomia, quando se estuda história vê-se que se Jesus nasceu depois da morte de Herodes, a bíblia estaria mentindo.
Ah, minha fonte é a wikipédia, não que sirva de fonte pra qualquer coisa, mas dando uma pesquisada no assunto você vê que é verdade. :P
Depende, ateu vai em festa? :rolleyes:
Cristão comemora natal?
Não :D
Capitalistas comemoram a celebração do natal?
Sim :D
fica ai a revolta
Sim, pois pra muita gente, o Natal é apenas um feriado capitalista, onde a maior "estrela" é o Papai Noel,
Fala como se 50% da população fosse ateu e ser ateu fosse motivo p/alguem se achar fodão. Os unicos que se acham por ser ateu são apenas meia duzia de pré-adolescentes tentando parecer legais em foruns da internet, mas esses também se dizem pegadores, musculosos, top do server e amigos do Chuck Norris, então pq quando eles se dizem ateu todo mundo acredita?!