Postado originalmente por
Leobahia
Sobreviver, sim. Utilizar boa parte dos recursos disponíveis no jogo, não.
Nesses quase 20 anos de Tibia muito conteúdo foi agregado ao jogo, de tal forma que seria praticamente impossível descobrir a mecânica do jogo sem ajuda dos dados divulgados no site Oficial e seu fórum, bem como nos Supported e Promotion Fan sites e todos as plataformas que indiretamente divulgam o game (Youtube, Facebook, blogs, etc.)
Contudo, a resposta passa ainda pela analise do objetivo do player para com o Tibia. Caso o player se limite ao power level, poderá ele adotar a mesma tática de um certo level 800+ e ficar eternamente nas Seas Serpents. Para tanto, amealharia informações in game suficiente para tal propositura.
Observe que o conteúdo para se conquistar o status acima citado é bastante reduzido. No entanto, se você tem o espirito roleplay e deseja explorar o continente Tibiano, terá muita dificuldade. Fazer o acesso a Yalahar no peito e na raça é tenso, principalmente que nesse processo há outros secundários que se interliga ao principal.
Quando eu voltei do retired de 2006 a 2012 eu fiz todas as quest: tipo.. se a quest requeria "lizard scale" eu tive que fazer a quest do obsidian knife, depois acesso a Zao, depois... depois.. depois.. até chegar ao ponto inicial. Agora pense isso sem um Tibia.br, wiki, youtube.
Com foco no power game, ranking, controle de server é inevitável o uso de programas ilegais para figurar entre os tops. Ocorre que, em uma tentativa frustada a Cip faz quest e acesso por demais complexos com um conteúdo extenuante, para dificultar o acesso dos trapaceiros.
Se essas informações fossem somente divulgadas no jogo, certamente não seriam de amplo conhecimento
Para que o player sobrevivesse somente com as informações ofertadas in game, necessário seria que o Tibia fosse menor e o conteúdo "enxugado". Além disso, precisaria fazer sentido e não ser tão complexo como é atualmente, sob pena de existirem áreas nunca seriam descobertas.