Postado originalmente por
arvoredunatal
uma coisa que acho que faltou você comentar, é que servidores de jogos são mais sensíveis a ataques DoS, visto que, se o DoS ocorre em um site, por exemplo o tibiabr ou o uol, qualquer um, nao vai fazer diferença voce fazer 1 request e receber a resposta em 600ms ou 2000ms ou 30ms, apenas a pagina vai abrir mais rápido, já em um jogo, o tempo de resposta rápido é extremamente necessário para uma experiencia melhor de gameplay.
Outra coisa que voce não comentou e eu não sei como funciona, exemplo, hoje o tibia esta atrás do cloud da prolexic, é bem sabido que eles tem poder de mitigation de ddos muito grande, mais de 100gbps e mesmo assim acabamos sofrendo com ddos no tibia, eu me recuso a acreditar que os nerds tibianos tenham uma botnet que chegue perto da capacidade de mitigation deles, entao minha pergunta é o seguinte, sera que o plano que a cipsoft contratou preve uma proteção permanente ou até um certo nível (de banda) ou então será que o plano deles preve algo do genero que a partir do primeiro ataque são mudados os dns do tibia e provedores para alternar para que o tráfego sera redirecionado para dentro da rede prolexic(isso seria possivel com um ttl baixo no servidor dns).
sei que essas perguntas que eu levantei não são perguntas leigas, talvez seja por isso que você não mencionou no seu artigo, demais esta bem legal, abraço.