Postado originalmente por
General Krinkow
Vou dar uma de Julius. E se Hawking pensasse assim? E se Isaac Newton pensasse assim? E se Einstein pensasse assim? E se todos os ciêntistas que temos hoje pensassem assim? Saberiamos sobre as maravilhas do universo e da física que sabemos hoje? Acho que não, seriamos mais felizes se não soubessemos? Não sei, o conhecimento pode ser uma maldição no mundo da ignorância. A minha referida "Ignorância" seria a falta de senso crítico, falta de mente aberta á novas ideias e questionamentos, respostas abstratas.
Acho que um dos elementos fundamentais para se tornar um ser humano melhor é a filosofia, com filosofia não existe preconceito, não existem crimes, é reflexão, se uma pessoa reflete antes de chingar um homossexual, isso já é um tipo de filosofia. Não estou falando de fazer faculdade de filosofia ou algo assim, é criar filosofias pessoais, claro que existem pessoas que se tornaram boas por meio de religião, isso é um fato, porém nem todas as pessoas são capazes de ter um bom caráter, seja atéia, seja religiosa, mas o ateísmo é uma posição filosofica, não tem dogmas, não é uma resposta absoluta, acho que além do deísmo, boa parte da religião é feita de respostas absolutas, a religião seria uma filosofia, porém é misturada com dógmas e regras, pessoas que se tornaram boas por meio da religião ou excluiram boa parte desses dógmas e regras, ou os excluiram completamente, e nem todos teriam a coragem de fazer isso
Eu não considero ignorânte quem não sabe de tudo, eu considero quem não tem senso crítico, por exemplo, você deve saber que o nosso país está uma merda, você tem senso crítico, mas e o resto dos brasileiros? Acho que eles não tem, são "Ignorantes" não são burros, cada um tem sua sabedoria, podem ser sábios em experiências de vida, em uma area profissional, seja lá oque for, mas senso crítico acho que é algo essencial para uma sociedade melhor, questionamento e filosofia, só isso que quero, filosofia para ambos os lados de um eixo se possivel, mas acho dificil.