Ler o final da questão primeiro, muitas vezes tem textos imensos para perguntas idiotas.
Fazer as fáceis de cara, marcar as médias e difíceis para fazer na segunda passada.
Versão Imprimível
Ler o final da questão primeiro, muitas vezes tem textos imensos para perguntas idiotas.
Fazer as fáceis de cara, marcar as médias e difíceis para fazer na segunda passada.
Minha tática de fazer esse tipo de prova, é sair procurando as palavras-chave nas questões, cortando uma grande parte do enunciado. Eu sou um cara que lê e pensa pra depois começar a resolver a questão, e com essa nova tática, eu conseguia ganhar muito mais tempo fazendo a prova.
Comece lendo a questão pelas alternativas, depois pegue o fim do texto, e se você não tiver idéia, aí leia tudo.
Acho que a única prova que eu tenho problema com o tempo, seria o ENEM mesmo. Os outros vestibulares (hoje quase não existem mais) são mais tranquilos que essa prova, até porque ela preza mais pela maratona do que o conhecimento. Funcionou comigo pegar 5 horas por dia, e ir fazendo o máximo de questões que eu pudesse, ou pegar provas anteriores e ir tentando administrar o tempo.
Até Novembro, você chega lá :y:
@Dome Fu
Cara, provas como o fuvestão que eu fiz hoje vc acaba usando mais tempo pra pensar. Foram poucas as questões que eu olhei e falei "matei", a maioria só pensava "sei um possível caminho". Senão todas, a maioria das que acertei hoje custaram mais de 30s pensando ou desenvolvendo um caminho que eu não tinha certeza se ia dar certo, ou seja, não ocorreu esse "matei". Acho que o critério tem que ser um pouco menos rígido, ainda assim, distante de ficar tentando o que não sabe.
@Joseaugusto~
Gostei desse conselho das bolinhas e dos quadrados. Organização na prova é fundamental, só fico ocioso de marcar muito "quadrado" e depois ver que talvez não saiba fazer porra nenhuma. :D
Cara em questão de contas de mais, menos, divisão eu sou MUITO rápido mesmo, tenho uma boa base de taboada e por aí vai. A matemática que vai fazer eu progredir mesmo na velocidade é DOMINAR as propriedades, isso vem com muita prática, progredi muito nesses capítulos, principalmente em log e alguns de trigonometria. Trabalhar bastante com notação científica, e ja to com uma boa visão também, usando bastante fração pra evitar contas chatas com números com vírgula. É uma boa dica, ja tenho me dedicado bastante a isso.
No segundo dia do ENEM em sí acho que to quase dentro dos padrões, geralmente faltam umas 5-10max de matemática, acontece com muita gente.
Cara, não tem muito o que fazer. Acho que é questão de treino mesmo. Você não pode ficar muito tempo pensando pra chegar numa resolução, você tem que bater o olho e já ter uma boa ideia do que fazer. E isso só se resolve fazendo exercícios pra treinar seu raciocínio.
Só que pelo que você fala você já faz isso então... sei lá.
EDIT: Não tem muito a ver com o seu problema, mas talvez ajude:
http://forums.tibiabr.com/showpost.p...4&postcount=18
Primeira fase da FUVEST, em exatas, a maioria das questões eu olhava a figura, chegava no meio do enunciado e já sabia que fórmula usava e como usava pra matar o exercício.
Biológicas a maioria eu lia e já sabia a resposta só de ver as alternativas.
Só humanas, que nunca fui muito forte, que eu relia várias vezes pra responder, mas como eu matava biológicas e exatas num tempo muito curto sempre sobrava muito tempo pra humanas e português.
Cara, eu sempre fui rápido para fazer provas, as vezes até rápido demais(ano passado a prova mais longa do ENEM, do domingo, eu fiz em 3:30, só errei 3 das de marcar, mas tomei no cu na redação, talvez se eu tivesse usado mais duas horas para fazer, o resultado tivesse sido melhor).
Em TUDO que eu fiz de provas(OAB, Testes de Cambridge, Simulados, Concursos) eu fiz linearmente, sem escolher fazer x matérias antes, ia fazendo como me apresentavam na prova. A única exceção foi o vestibular da UNB, que eu caçava as de natureza que eu sabia fazer, marcava, e passava para a outra prova(acho que é natureza e matemática em um dia, nem lembro).
Eu tambem nunca tive problemas com o tempo.
Eu acho que você deveria fazer pelo menos metade de matemática e física primeiro. Sem o cansaço, fica mais fácil. O único inconveniente é, que se acabar tendo muitas dificuldades, pode desanimar.
Ou então faz na ordem que tão na prova mesmo. Eu fazia isso.
Huhaeuheauae, idêntico. Único problema com tempo que tive tbm foi na unb, mas acho que foi + pela redação que o tema tava bem chato.
Cara, se vc não for fazer ime, praticamente nunca cai questão nova. Tudo repetida e talz. Por isso o melhor jeito pra melhorar seu tempo é ESTUDAR! por exemplo em exatas, vc le uma questão e ja lembra de 5 outras parecidas que vc ja fez, reduz seu tempo que ia demorar nela de 15 minutos pra 3.
Uma dica interessante que minha professora de química deu, que eu fazia de forma inconsciente: muitas vezes o enunciado tem uma historinha que não tem nada a ver com porra nenhuma. Especialmente no ENEM e nas provas de química.
Então, é melhor ler "na diagonal", ou seja, procurando os números e a ordem da questão e economizando tempo para a resolução e uma possível revisão posterior.