Na época ninguém fez esse questionamento pois ambos eram times considerados regionais e sem expressão nacional na época.
Versão Imprimível
A grandeza é eterna, difícil de ser conquistada, mas eterna.
Vejos os treze grandes como os imutáveis gigantes do futebol brasileiros, pequenos gonna pequenear. Futebol é um esporte onde as coisas podem acontecer em meses ou em décadas, mas assim mesmo, o prestígio de alguém que alcançou a grandeza jamais se esvai.
O Atlético-MG é um time grande, com uma torcida sensacional, carente de títulos é verdade, mas um time que nunca deixará de ser grande e por vezes temido, em âmbito nacional. O mesmo caso vale para o Botafogo por exemplo, que por muitas vezes foi maculado por uma falta de sorte monstra, mas que jamais deve ser rebaixado do panteão dos grandes times do nosso futebol.
A medida que o assunto se aprofundar eu vou postanto mais.
Semper Fidelis
Vim aqui só pra falar que o Flea não faria esse tópico nas condições em que o São Paulo Futebol Clube se encontra nos dias de hoje.
Flea, pufavô!
Se formos pensar dessa maneira como você sugere, um time só é grande se se demonstrar grandioso ao longo de toda a sua história? Se for assim, nenhum time pode ser considerado, penso eu.
Não confunda a grandiosidade de um clube, com uma exaltação ''momentânea''.
Ou, se for assim, o São Paulo em 1969, como bem lembrou o Angus, quando compeltou 12 anos sem ganhar nada era pequeno? E agora que ganhou libertadores e o caralho a quatro ele é grande?
Se você considerar só títulos, talvez tenha como.
Sorte minha e choro da quase maioria que não é assim que se define um time como grande.
Flamengo e Corinthians são os gigantes do futebol brasileiro a mais de 20 anos e até então os dois juntos só tinham 1 libertadores. Grandes coisas os títulos somados de Santos, Palmeiras, São Paulo, Vasco, Fluminense e Botafogo pra efeito de comparação ein.
Antigamente, questão de 30 anos atrás havia um dizer muito comum:
"A torcida do São Paulo cabe dentro de uma Kombi"
Eu não estou jogando nada fora não meu querido, procure estudar bem um assunto antes de sair fazendo afirmações assim.
Corinthians e São Paulo são clubes super recentes no cenário nacional, ambos se tornaram grandes clubes depois de Santos e Palmeiras.
Na época desse jejum São Paulino, ainda era um clube médio-pequeno, e só teve sua ascensão para grande depois. Por isso o sim para as suas duas perguntas.
O fato de um clube ser grande hoje não significa que ele conquistou isso desde o dia de sua fundação até hoje.