vou xerocar umas músicas depois então :)
Versão Imprimível
vou xerocar umas músicas depois então :)
qro ve se te pegam na facul xerocando livro, mlk malandrinho, vai pro xilindró
Pior são as cópias de provas...
Pirataria é pra venda.
Se você começar a vender livros xerocados, isso é pirataria.
Se você xerocar um livro pra uso próprio, não é pirataria.
Gostaria de ver qual universidade teria alunos só usando livros. Até em particulares eu vejo as xerox cheias.
Ler a Lei acho que é melhor que achismos, não?
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm
Na sala de xerox da minha facul tem um aviso lá dizendo que não pode copiar mais de 10% do livro. Só que não sei se é alguma lei ou só norma da faculdade.
Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos:
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.
§ 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente:
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.
§ 2o Na mesma pena do § 1o incorre quem, com o intuito de lucro direto ou indireto, distribui, vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire, oculta, tem em depósito, original ou cópia de obra intelectual ou fonograma reproduzido com violação do direito de autor, do direito de artista intérprete ou executante ou do direito do produtor de fonograma, ou, ainda, aluga original ou cópia de obra intelectual ou fonograma, sem a expressa autorização dos titulares dos direitos ou de quem os represente.
Isso responde a pergunta?
Crimes?
Estamos falando de direitos autorais, não?
Direitos Patrimoniais
Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, tais como:
I - a reprodução parcial ou integral;
Limitações aos Direitos Autorais
Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:
I - a reprodução:
II - a reprodução, em um só exemplar de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, sem intuito de lucro;
Mas como podemos observar: lei é lei e realidade é realidade...
Não existe fiscalização então na prática deve ocorrer uma lá que outra denúncia em algum lugar. Mas a real é que não se faz nada mesmo.