Postado originalmente por
Steph
Bom, eu passei pra estatística esse ano na UNICAMP. Não é um curso concorrido, mas eu tive um bom desempenho visto que eu estudei toda minha vida em escola pública e não precisei de cursinho pra passar.
Eu ia pra escola de manhã, chegava 1h da tarde, almoçava/descansava de 10 a 30 minutos (depende o dia que eu tava mais cansada), até entrava na net pra relaxar um pouco (mas nao recomendo fazer isso se vc nao tiver mto controle, porque as vezes vc perde a hora, ou fica querendo ficar mais e taus, dai atrapalha) daí eu desligava TUDO que tinha ligado, inclusive o relógio - se não eu ficava olhando pras horas e acabava me preocupando mais com a quantidade do que com a qualidade - e começava a estudar.
Felizmente eu tive a sorte de ganhar um material de cursinho de uma amiga minha, então eu estudava na ordem que tava nas apostilas, e fazia muitos exercícios todo dia.
Fiquei nessa vida o ano inteiro, às vezes deixava de estudar um dia ou outro, mas eram bem poucos. Estudava cerca de 2 a 4h por dia. às vezes me empolgava, se via que tava indo bem, chegava a ficar até 6h. mas aí era porque EU TAVA GOSTANDO daquilo, e queria aprofundar..não recomendo ficar tanto tempo estudando se tiver cansado.
Ah, e sobre sono na hora do estudo: SEMPRE dá. é bom você acostumar com isso, e nem no começo pensar assim: "ah, to com sono. vou dar um cochilo de 5 min e já volto a estudar" que isso não dá certo. Coma uma maçã, beba café ou o que for preciso, mas NUNCA PARE no meio do estudo com a promessa de voltar depois. não da certo. (pelo menos nunca deu comigo..eu voltava desanimada, ja tinha perdido a linha do que tava estudando..e isso quando eu voltava, né).
O que eu mais recomendo é fazer muitos exercícios (Principalmente exercicios de vestibulare. Se você ficar por 4h na frente do livro, lendo trezentas vezes a mesma coisa, não adianta. é melhor você ler um pouco, e fazer bastante exercícios sobre o que leu.
Bom, acho que é isso, espero ter ajudado.:P