Esta é a minha opinião a respeito.
Antigamente, não existia o fator "+" nas armas de uma mão. Isso foi introduzido pois a Cip notou que a introdução da espada The Avenger acabou por desequilibrar as armas.
A regra era a seguinte (e ainda é assim hoje):- Se estiver equipado apenas com a arma, vale a defesa dela.
- Se estiver equipado com uma arma e um escudo, vale a defesa maior.
O desequilibrio aconteceu a partir do momento que a arma The Avenger possuia def 38, enquanto a combinação SoV (def 35) + MMS (def 37) possuia def 37 (a def do MMS).
O próprio Steve (Eternal Oblivion), amante das teorias e testes, comprovou a diferença através de testes feitos com um Orc Berserker. Realmente a The Avenger defendia melhor!
Então, o uso da SoV só era justificado se o cavaleiro possuísse um escudo melhor que um MMS! Convenhamos, não é todo mundo que pode ter acesso a um Great Shield, por exemplo. :eek:
Por isso, a Cip introduziu o "bônus de def" para armas de uma mão, fazendo com que a combinação SoV (bônus +3) + MMS tivesse def 40, ao invés de 37, justificando a realização da Anihilator pelos usuários de espada.
Quanto a relação def vs skill usado, eu acredito na seguinte teoria:- Def de arma de duas mãos ou arma de uma mão apenas = skill de melee
- Def de arma de uma mão + escudo = skill de shielding
Afinal, quando você está usando uma arma de duas mãos, você precisará atacar e defender com a sua arma (não é à toa que ela tem def também). Obviamente você não avançará em skills de shielding.
@gewiso: tá aqui o vídeo que você estava procurando (acabei de hostá-lo): http://uploads.tibiabr.com/?page=download&id=18227
Savage Shadowseer é o nome do figura. Chegou ao level 105 se não me engano, antes de ser rookado. Nunca encostou em um escudo (tinha shielding 10 com 100% para avançar).
Este vídeo pode servir de comprovação da teoria que ao se usar uma arma de duas mãos ou uma arma de uma mão apenas, vale o skill de melee na hora de defender.
É claro que possuímos uma brecha aqui. Precisaríamos de um knight com skills e equipamentos equivalentes ao Savage Shadowseer, porém com o skill de shielding igual ao melee (no caso dele, 74), para testar o hunt no mesmo local (D-lair Venore).
Como eu possuo skills iguais (92/92), para mim é interessante a combinação The Avenger/SoV/MMS. The Avenger quando o monstro não tiver ataques melee elevados (conseguirei um dano maior). Caso contrário, SoV + MMS (conseguirei mais defesa).
Bem, é isso.
Abraços,