Estou estudando alguns funcionamentos do Tibia e vou postar uma esperiencia que fiz para solucionar a sua duvida incrementar com mais algumas coisas:
Defeza das armas são a mesma defeza dos escudos, eu fiz um teste para descobrir isso, minha namorada criou um char Knight, ara ser knight igual eu, e quis treinar comigo. Eu aceitei.
Ela estava usando um Dragon Hammer que eu dei pra ela e eu estava usando Wooden SHield(0/14) e Kife (7/5) e ela não estava me causando dano, pois ela tinha 22 de club.
Eu tirei todos os equips e estava sem nada, ela me batia 5 e eu defendia 2, isto acho que porque eu tenho 49 de fis fighting, mas mesmo assim tomava danos pequenos de no maximo 15.
Aproveitei para fazer um teste e solucionar o caso desse tópico, apenas coloquei a Fire Sword(35/20), sem atacar para não machuca-la, e eu estava blockando ela perfeitamente. Todas que ela me batia eu blockava (poof) igual quando estava com a Knife e wooden shield.
Ela chegou a me dar 1 dano, mas eu blockava 55 e tomava 1, pensei bem e cheguei a conclusão que eu tenho 80 de Shielding que estava relacionado aos 14 de def que o wooden shield me dava e 80 de sword que estava relacionado com os 5 de def da knife, ja com a Fire eu tinha 80 de sword e não estava com um escudo, mas em compensação eu tinha def 20 da Fire Sword.
Coloquei um cooper shield(0/19) e tirei a Fire Sword, só com o Cooper shield eu também estava blockando ela e deves em quando eu tomava 1 hit; blockava 50 e tomava 1.
Então eu persebi que independente doque esta usando, sendo uma arma ou escudo, tem uma defeza. O char usa a defeza especifica com as skills, ou seja, no meu caso, se eu colocar apenas uma Bright Sword(36/30), eu irei ter a mesma eficiencia que se eu estiver usando apenas um Guardian Shield(0/30).
Na minha opinião, todas as skills ajuda no atack e na defeza, com exeção da "Fishing", ja que não é uma skill de batalha.
Resultados:
Quando eu estava sem nada, as skills de fist seguraram um pouco, mas não todas, fist é uma skill que eu não sei o funcionamento, poris eu tenho 49 de fist e nunca deu 1 hit de 25. acho que ela tem um atk e def consante que deve ser aumentado de acordo com o level (ja que a cada level que você sobe, seu char fica mais forte e pode carregar mais peso e acho que também da socos mais fortes).
Quando eu coloquei o wooden shield e a knife eu blockei todas, porque somando as skills eu tinha ao todo 160 pontos de skills divididos em 2 escalas de 80 e mais 19 de defeza dividido em uma escala de 14 e outra de 5. Isto tudo foi o suficiente para blockar os golpes.
Quando eu coloquei apenas o copper shield eu blockei bem, 50 de 51, mas não foi tão eficiente como com o wooden shield e a kife, pois eu tinha apenas 80 pontos de skills, as quais eram de shielding.
Quando eu coloquei a fire sword eu blockei um pouco melhor doque quando estava apenas de cooper shield, isso se da ao fato que eu estava om 20 de defeza, 1 a mais doque com o copper shield. Mesmo assim levei o dano, pois eu tinha apenas 80 pontos de skills.
Mas esntão quando é que eu nunca irei blockar?
A resposta foi solucionada quando eu coloquei uma spear(30/0) na mão. Eu tenho 14 de distance. com a spear, não tem como eu me defender, porque eu não tenho uma defeza, mas mesmo assim eu blockei algumas, eu blocava 1 e tomava 50, isso porque a spear é uma arma de 1 mão e a ourtra estava livre, então eu tinha a defeza de uma mão apenas. A defeza da mão é muito pequena, e eu raramente blockava o golpe; 1 para 50.
Se você equipar 2 escudos, você ira ter 0 de atk e não irá causar dano nenhum (não tenho tanta certeza, pois ainda não fiz o teste).
Os equipamentos que possuem arm são outro tipo de proteção, eles oferecem um resistencia equivalente a de um escudo, mas um pouco menos eficientes, ja que não temos pontos de skills para estes.
Fiz o teste enquando eu treinava, eu coloquei a minha crown armor(arm:13) e meu warrior helmet(arm:8) formavam juntos 21 de arm. Tudo que eu não blockava com as mãos , pegava na armadura, pedi para que minha namorada usa-se full atack, ja que assim eu não conseguiria blockar com as mãos e nisso eu começei a absorver os golpes com a amrmadura, mas eu tomei alguns danos, a armadura absorvia 15 e eu tomava 1. Por isso que a arm é um tipo de proteção como a def, mas ela não tem pontos de skills para ter uma eficiencia melhor.
_______
Acho que todas as dúvidas sobre proteção estam solucionadas nessa esperiencia que eu fiz enquando treinava. Eu vou estudar sobre a eficiencia das skills e os niveis magicos e futuramente abrirei um tópico explicando sobre as skills, os equipamentos(arm, atk e def) entre outros.