A única informação oficial que encontrei é essa referente a 28 dias para completá-la, porém tem outros casos que pode fazer com que perca a MD3, como dodge por exemplo.
É difícil saber o motivo pois não acompanhei a sua conta e nem tenho acesso a jogos muitos antigos, mas também pode ter sido um bug e no caso vale a pena tentar um ticket, se no caso não retornar a sua MD3 você pelo menos consegue resposta do motivo.
https://support.leagueoflegends.com/home
Eu falo isso sempre e não é ignorância, nem tem como ser pois eu digo isso de experiência própria pois tenho mais de seis contas level 30 e nenhuma é menos do que Gold, essa teoria de que não sobe de liga por culpa dos outros eu mesmo já comprovei que é mentira. E tem muitos outros que demostram isso diariamente.
Não é todo jogo que é possível carregar, é claro, mas a maioria é sim! Se não consegue subir de liga não é culpa dos outros, no geral é mais incompetência mesmo, e nesse caso normalmente está na liga que merece ou foi carregado pra onde nem devia estar.
Ficar exaltadinho por causa de um jogo que deu tudo errado e não tinha condições de carregar não ajuda em absolutamente nada, o jeito é seguir em frente e tentar melhorar e chegar aonde você acha que mereça estar. Te digo uma coisa, se ficar bravinho sempre por causa do gameplay de outros jogadores acaba merecendo estar na liga que está mesmo, se você quer subir tem que ignorar os outros e pensar somente em você, não carregou? pq? você fez tudo que era possível pra tentar vencer? e os seus erros foram determinantes pelo resultado final da partida? O jeito é pensar sempre em si mesmo e tentar progredir.