Citação:
Primeira dúvida: Eu sei que tudo depende dos lutadores e suas habilidades, mas considerando lutadores de mesmo nível mas artes diferentes, qual é a melhor arte marcial??
Apesar de carateca inveterado, eu devo admitir que o velho krav magá é insuperável. Bom, é uma luta que o exército israelense usa. Tire suas próprias conclusões.
Segunda dúvida: Esse negócio da idade vai me atrapalhar?? Eu tenho uma colega que faz judô desde os 9 anos de idade, ela já é faixa marrom, e já tem idade para passar pra faixa preta. Hoje eu me arrependo amargamente de não ter entrado em nenhuma quando era criança, e queria saber se "nunca é tarde para começar"...
Não. A única coisa que realmente atrapalha é que com a idade você vai ficando mais enferrujado e perde boa parte da flexibilidade. Mas já vi gente bem mais velha fazendo caratê, sem medo de ser feliz.
Terceira dúvida (s): Como funcionam os treinos? Tomam muito tempo? Dá para fazer mais de uma luta de uma vez?
Olha faz alguns séculos que não faço caratê. Parei lá pelos 16 anos, acho. Mas geralmente os treinos não ultrapassam duas horas. Luta é algo bem difícil de ocorrer entre caratecas, somos da paz :riso:. Mas quando ocorre, geralmente ocorre uma, no máximo, duas.
E finalmente, fica aí minha lista, na ordem de preferência, das lutas que tenho vontade de fazer:
1º: Ninjutsu
2º: Taek Wondo
3°: Krav Magá
4º: Kung Fu
5º: Karate
Final: Quais vocês me recomendam (além dessas serve também)? E porque?
Postem videos de algumas ae, das quais vocês acham melhor. E tentem me explicar um pouquinho sobre cada uma, suas vantagens e desvantagens. =D
Ninjustu é narutomania em 99% dos casos. Mas eu conheço muito pouco no ninjutsu, o máximo que vi foi uns vídeos do Youtube: nada de carinhas vestidos de preto, atirando shurikens, jogando bombas de fumaça e invocando jutsus. Digamos que é um estilo unusual.
Tae Kwondo eu fiz por um ou dois dias e sai. O estilo é parecido com o caratê, mas tem suas peculiaridades.
Krav Magá é uma luta dominada pelo exército israelense, como dito anteriormente. Luta violenta. Mas creio que não teria a sagacidade de tomar a arma de um bandido e encher-lhe de joelhadas na boca do estômago, como aparece em um vídeo demonstrativo do ínclito Youtube.
Eu tinha um amigo que fazia Kung Fu. O diferencial aqui é que existem vários estilos, baseados em animais (garça, tigre, dragão, macaco, serpente). Um dos melhores que eu acho é o serpente.
Caratê eu fiz. Três anos: dois e depois de uma pausa mais um. Uma luta com uma boa ofensiva e uma boa defensiva, mas exige muita agilidade, se não você vai fazer o que eu fiz numa luta, quando o cara foi dar um chute eu segurei a perna dele :P. Ou vai perder uma luta achando que machucou seu colega quando ele estava apenas fingindo (meu caso) :triste:. O caratê você aprende rápido, enquanto que as outras artes (fora o judo e outras arte mais comuns), ao visto, demora um pouco. Mas é opinião minha, não sei se está certo. Tem os katas de cada faixa, mas isso é algo mais coreográfico, já que no "vamos ver", um kata provavelmente não irá adiantar. Serve mais para ligar um golpe com outro.
EDIT: Galera, lembrei de mais uma dúvida: Quanto tempo demora +/- para você ficar "bom" e aprender a dominar bem uma arte marcial?
Depende da sua compleição física e da sua freqüência de treino. As faixas, via de regra, são um demonstrativo do seu potencial. Se quiser algo mais matemático, pegue o número de faixas e divida por 100. Bom é algo vago. Para um, 50% é algo bom. Para outro, 70% que é bom. Mas em se tratando de caratê, para você ficar bom, na minha opinião, tem que ser no mínimo verde em diante. Mas isso varia de cada um ;).
Respostas dentro do quote.