Citação:
Além do útero Os tipos mais perigosos, chamados de alto risco, podem estar relacionados, em menor freqüência,
a tumores de ânus, pênis, vulva, boca e até faringe
Citação:
SE MEU PARCEIRO TEM O HPV QUANTO TEMPO DE RELACIONAMENTO SEXUAL É NECESSÁRIO PARA EU TAMBÉM ADQUIRIR O VÍRUS, OU SER CONTAMINADA? O contágio pode ocorrer em uma única relação sexual, caso o parceiro tenha o vírus.
Mas nem toda a pessoa que entra em contato com o vírus adquire a infecção e a maioria das pessoas que têm contato com o HPV acaba eliminando o vírus espontaneamente, sem tratamento. Mas se o casal suspeitar de algo e quiser tirar a dúvida recomendo fazer os exames após um mês. Caso a peniscopia e a colposcopia seja negativa, aconselho que repitam os exames depois de oitos meses ou um ano.
QUANDO E COMO FAZER OS EXAMES?Não deve ser feito logo após a prática da relação sexual e em presença de processo inflamatório. Também não se deve usar cremes, talcos ou desodorantes íntimos antes, para não prejudicar a ação do ácido acético, usado para detectar a presença de lesões. O exame de células extraídas dos genitais, os chamados "raspados", obtidos com pequenos cotonetes ou escovinhas de coleta conhecidas como swab, não são recomendados como prevenção do HPV. Eles podem apresentar resultado positivo mesmo sem a presença de qualquer lesão, o que significa que o vírus não está causando a doença, mesmo estando presente no organismo e o tratamento só deve ser feito quando há lesão, visível ou microscópica.
QUANTO TEMPO DEMORA PARA APARECER OS PRIMEIROS SINAIS DE INFECÇÃO?Pode variar entre três semanas a oito meses. Esse tempo é denominado período de incubação. Mas a pessoa pode estar contaminada e ter microverrugas ou lesões que só serão notadas com a aplicação de uma solução específica. É por isso que o diagnóstico do HPV pode ocorrer meses ou anos depois de a pessoa ter sido infectada. Durante todo esse tempo ela estará transmitindo a infecção. Por outro lado, o parceiro sexual do momento pode não ser o responsável pelo contágio.
COMO POSSO PREVENIR UMA INFECÇÃO POR HPV?Usando sempre a camisinha e evitando ter muitos parceiros são as duas formas de prevenção.
Posso transmitir o vírus mesmo sem lesões visíveis a olho nu? Sim. Pode transmitir e pode pegar de outra pessoa nessa situação. Mesmo latente, ou seja, sem manifestação visível, o HPV tem poder de contaminar.
O EXAME PAPANICOLAU ANUAL É SUFICIENTE PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO E AS CONSEQUÊNCIAS DA INFECÇÃO POR HPV?Estudos indicam que se o papanicolaou fosse oferecido anualmente para todas as mulheres seria possível obter a redução de 95% na incidência do câncer de colo uterino. O exame é o mais indicado como primeira investigação. Quando houver necessidade de localizar lesões suspeitas a colposcopia se faz necessária.
QUANDO POSSO ME CONSIDERAR CURADO (A)?A pessoa é considerada curada depois de dois exames consecutivos de peniscopia ou colposcopia negativos. Mas é aconselhável fazer novo exame após seis meses pois alguns casos podem evoluir como infecção latente.
são informações importantes, embora resumidas. só to dando vazão ao tópico por causa do papo legal que ta se formando e to gostando disso.