Postado originalmente por
Ace of Manaus
Quem de vocês já não foi repudiado por uma idéia?Quantos mártires foram mortos na história por não negarem aquilo em que acreditavam?Quantos samurais mataram-se pelo conceito cultural de honra?
Pessoas estão dispostas a lutar pelo que acreditam, se acharem com todas as forças que estão certas. A solidez da personalidade - esse conjunto de experiências sofridas – é necessária e até produto comum de um meio organizado. Os humanos lutam pela identidade, porque sem ela sentem-se perdidos, ou melhor rompem com idéias tradicionais e estariam sem parâmetros para discernir o conceito consensual de certo e errado.
Imagine um religioso fervoroso, tendo seu deus desacreditado, descobrindo que deus não passa de uma farsa. Esta pessoa que antes tinha seus pensamentos regidos pela idéia do todo-poderoso respirava aquela crença, via aquela crença espreitá-la a cada ato que fazia. Após deixar de crê-lo esta pessoa rompeu com a própria personalidade. Você pode considerar exagero, mas não descarto a possibilidade de alguém assim ficar “louco”.
Isto aconteceu comigo. E nem era um religioso fervoroso. E sim, eu quase pirei. Não foi ninguém que me disse: “Ei, deus não existe!”. Eu pensava a respeito da célebre frase de Lavoisier “Nada se perde, nada se ganha tudo se transforma”, esse simples pensamento aliado à idéia de um tempo não-infinito, não-newtoniano, mas sim um tempo contínuo e relativístico (O tempo espaço como dimensão e não como entidade) me fez refletir sobre uma possível “reincidência”, uma possível sucessão de eventos repetidos, mesclado com outra porção de eventos diferentes, isso antes mesmo de conhecer a recorrência temporal de Nietzsche. Eu tinha apenas 16 anos e não posso descrever o quanto foi demais para mim, não posso descrever o quanto me senti só naquele simples raciocínio. Em fim, falei isto apenas para explicitar ao que uma crença leva.
Então, não argumentem que não há motivos para homossexuais escolherem ser homossexuais, já que sofreriam preconceito. Se isto é verdade, porque diabos num país onde a grande maioria da população é religiosa, alguém iria querer levantar a bandeira do ateísmo?
Infiram o que desejarem.