marx idealizava uma sociedade horizontal, e nao precisa ser nenhum estudioso pra descobrir que isso e praticamente impossivel.
Versão Imprimível
Você estão falando, pessoa X ganha mais que Y.
Se a pessoa X é paga por outra pessoa ou empresa, então foda-se se ela ganha mais que Y, o problema está nos empregos publicos.
Porque um Juiz ou Deputado merece ganhar mais que um professor-doutor? Os salarios deveriam ser pradonizados, se querem aumentar o salario de um, aumentem de todos. Sendo que um professor-doutor ralou o mesmo tantou ou até mais que um juiz ou deputado...
Justificativa...?
E qual emprego é mais importante, um jogador de futebol inutil (nem pra cultura serve) ou um médico, que salva a vida das pessoas?
Juiz e deputado também recebe salário do governo, amigo. O grande problema é que no Brasil os políticos dão mais prioridade aos ricos (não me venha com papo de bolsa familia, pq isso nem ajuda tanto, pode colocar comida na mesa das pessoas, mas elas vão continuar pobres), e dão um salário baixíssimos aos empregos que envolvem atividades básicas, como saneamento básico (me diz se algum encanador ganha R$ 10000,00 por mês), saúde (médico ganha um salário bom até, mas não tanto quanto um juíz, desembargador, deputado, etc... que além do salário já ser mais alto, tem vários auxilios, como o auxilio palitó), educação (preciso nem dizer neh).
Que coisa enojante ter de ler gente defendendo que burocratas devem decidir quanto cada um deve ganhar.
É fato que capitalismo é o menos pior dos sistemas econômicos.
Um jogador de futebol ganha muito pois todos que reclamam ainda assim continuam assistindo os jogos e ajudando a pagar o salário deles.
O sistema funciona.
Médico ganha bem por causa de coisa particular. As consultas do SUS pagam absurdamente baixo, tem médico que paga pra trabalhar no sus lol
Não estamos falando de importancia, mas seguindo esse raciocinio, qual eh a importancia de um medico em um hospital? qual é a renda que ele gera? eu estava pensando outro dia, um médico de um complexo hospitalar grande gera 40 mil bruto em um mez. Um Critiano Ronaldo gera 2 milhoes em 90 minutos, entao, para o patrao deles o mais importante é o que gera 2 milhoes.
Outra coisa, só na universidade que eu estudo(vou usar o meu caso), sao formados 100 professores de biologia e 80 médicos por ano, não da pra exigir salarios altos, eles precisam trabalhar, e tirando os médicos que ja tem um consultorio formado(10 dos 80), e os professores que tem alguma parceria com alguma grande escola particular(5 dos 100), todos estes irao competir por poucas vagas, em empregos medíocres:
60 médicos irão para complexos hospitalares, 10 vão ficar desempregados
50 professores de biologia trabalharao em escola publica, com salario mediocre, 15 irão para uma escola particolar mediana com salarios razoaveis e 30 ficaram desempregados.
Ou seja, se algum medico recamar no sus, tem 10 atras querendo a vaga dele, se um professor reclama tem 30 querendo a vaga dele.
É claro que professor é mais importante, mas tinha um sociologo, nao se se kant, marx, durkeim, um desses caras ai, dizia q tem que ter rodizio de empregados, algo parecido como um exercito de pessoas desempregadas, essa eh a ideia, quem entende mais do assunto fala ae oq eh(LOCKE COLE ME AJUDA, RSRS), mas enfim, tem que ter quem substitua a altura pra nao ir nas alturas os salarios de certa profissao, mas qm pode substituir Cristiano Ronaldo e Kaka? por isso essa disparidade.
Qual a importância de um médico em um hospital? vou nem responder à essa pergunta, é trollagem demais pra mim. Qual a renda que ele gera? em um hospital particular, ele é quem mante o hospital, e em público, se ele não tratasse as pessoas haveria muito mais doentes, gerando menos renda pro estado.
Aí não vou dizer que é mentira, digo apenas que é culpa do povo que reclama da desigualdade social mas nunca perde um jogo de futebol.
rodízio de empregados? também não entendi essa ideia :).
Isso aí é culpa do povo que acha ruim o sistema de saúde, saneamento básico, educação, etc... mas sempre elege a mesma merd@ para prefeito, etc... Ganha as eleições o político que mais tem propaganda e que consegue enganar melhor o povo, fato.
Na verdade sempre falta médicos.
Se não pagassem relativamente bem poderia o trabalho no sus e em hospitais públicos ser comparado à escravidão.