Não mexo com sindicato, tô fora disso. Mas estou acompanhando as mobilizações.
Não sei se rola benefícios financeiros diretos mas é bem claro que essas mesas de negociação são utilizadas como projeção política para membros do sindicato. Ainda mais sabendo que os sindicatos são tomados por determinados partidos políticos. Na última greve dos professores federais (2015) rolou isso, o sindicato da época foi muito criticado por rejeitar a proposta do governo e terminar com a greve em seguida. Aí você vai ver o sindicato e ele era dominado pelo PSOL e fazia parte da CUT. Alguns caras daquela negociação estão hoje no governo.
Sindicato é um tema complicado. Até entendo a teoria mas a prática aponta para vários problemas. Principalmente de representação. Por exemplo: ninguém me perguntou em momento algum se eu concordo ou discordo da greve. Que processo democrático e participativo é esse onde apenas um pequeno grupo interessado e pró-ativo decide pela maioria? Partir do pressuposto de que preciso ser politicamente engajado para participar do processo decisório é apenas uma forma de restringir as decisões a um pequeno grupo de interesse.