Até que ponto o que nós aprendemos nas escolas é verdade?
Todo o meu mundo de fantasia foi-se agua abaixo
Ainda bem...
Versão Imprimível
Até que ponto o que nós aprendemos nas escolas é verdade?
Todo o meu mundo de fantasia foi-se agua abaixo
Ainda bem...
Até o ponto que a republica quer.
Quando efetuaram o golpe de 1889, tentaram fazer de tudo para distorcer a historia do Imperio, e consequentemente, do Brasil.
Para não pagar nada aos escravocratas, e não pagar nada aos ex-escravos, a solução encontrada pela Grande Nulidade, o senhor Rui Barbosa foi: queima de arquivos. No Império os negros tinham documentos que comprovavam sua descendencia como qualquer outro cidadão, até que veio a republica, e para nao gastar o dinheiro publico queimou todos os documentos, assim nao teria que pagar nada, e como sempre, botaria a culpa no Império.
O que mais me revolta é ver figuras importantes da identificação nacional serem ridicularizadas, como é o caso do autor Mario Schimdt, o qual escreve livros didáticos para alunos do Ensino Médio ou seja, autorizados pelo MEC:
"No museu do Ipiranga, em São Paulo, tem o célebre quadro do pintor paraibano Pedro Américo, retratando o dia 7 de setembro de 1822. Parece um anúncio de desodorante, com aqueles sujeitos levantando a espada para mostrar o sovaco".
"Vilas inteiras foram executadas. Doentes eram perfurados a baionetas no leito dos hospitais. Meninas paraguaias de 12 ou 14 anos eram presas e enviadas como prostitutas aos bordéis do Rio de Janeiro. Sua virgindade era comprada a ouro pelos barões do império! O próprio Conde d'Eu tinha ligações com o meretrício do Rio. Gigolô imperial."
"Diziam que a princesa Isabel era feia como a peste e estúpida como uma leguminosa. Quem acredita que a escravidão negra acabou por causa da bondade de uma princesa branquinha, não vai achar também que a situação dos oprimidos de hoje só vai melhorar quando aparecer algum principezinho salvador?"
"Ninguém sério acreditava num Terceiro Reinado. A estupidez da princesa Isabel, e a péssima fama de seu esposo, o Conde d'Eu (corrupto, assassino da Guerra do Paraguai, picareta mesmo) contribuíam para isso."
Para os republicanos "não era D. Pedro II que estava velho, esclerosado e babão. A própria monarquia estava caduca e precisava ser substituída por uma forma de governo que botaria o Brasil nos trilhos da modernidade: a República".
http://veja.abril.com.br/blogs/reina...o_arquivo.html
Mas como dizem, a história é escrita por quem ganha o que de fato nem sempre é a verdade. Porém, os brasileiros tao começando a acordar e ver que as coisas nao sao bem assim, essa é a esperança da Restauração.
Até!
O poblema é que só se vê uma historia
Eu,pessoalmente,nao sabia disso tudo
Acreditava que só existia aquela "historia do brasil"
Um querendo se dar melhor do que o outro,pouco se importando com o proximo
Eu tinha nojo de estudar o 1° e o 2° imperio
E o autor ainda disse que ele ensina historia com humor, mas chamar a Princesa Isabel de feia e estupida é humor? Eu pelo menos nao vejo graça, e sim desprezo.
Eu escrevi um texto sobre isto na escola, a republica ensina os brasileiros a historia do mundo, mas incentiva que tenham desprezo e vergonha pela do Brasil. Nos países desenvolvidos, como na Europa, as escolas ensinam a historia do seu país, e no máximo de um ou outro país vizinho, mas dando sempre prioridade a dela. Aqui é o contrário.
É uma prova que a republica ainda tem medo de uma possivel Restauração, que ao que tudo indica, nao tardará muito.
Em vez de exaltarem a historia do país só levam ela mais pra baixo
Veja a diferença de estudar a revolução francesa e estudar a revolução farropilha
No meu livro de historia tinha um capitulo para a fracesa e 3 paragrafos para as quatro "maiores" revoltsa que aconteceram no Brasil(Farropilha,Sabinada,Balaiada e inconfidencia mineira)
!!!
Sim, e em nenhuma dessas eles falam que os revoltosos queriam D. Pedro II como Imperador, já que ocorreram na Regencia.
Só que essas revoltas nao foram boas para o Brasil se tivessem obtido exito, todas queriam a separação do país, a desfragmentação, o que nos enfraqueceria muito.
D. Pedro II conseguiu acabar com todas as revoltas ocorridas no periodo regencial e justamente por isso em seu reinado nao houve nenhuma sequer. O Brasil era soberano.
Eu moro em Santa Catarina, e sei um pouco sobre a rev. Farroupilha. Uma coisa interessante é que tanto Mauá como o presidente ditador da Argentina queriam que o Rio Grande do Sul se separasse do Brasil, pois assim seria muito mais facil conquista-lo. Essa é a principal causa do Imperador nao gostar de Mauá.