A correlação no caso seria "eleição do baiden" > "diminuição de casos"?
Cara, eu acho que foi mais o contrário que aconteceu. A esquerda foi que se aproximou de muitos (e converteu de fato alguns). Muito da esquerda identitária "descobriu" que gosta e valoriza a ciência (embora os governos do PT não tenham feito nada de revolucionário nesse sentido, principalmente o governo Dilma). A ciência foi utilizada como ferramenta argumentativa no debate público. Eu não acho isso errado na real, acho que a ciência precisa de fato ser utilizada para nortear decisões políticas, não importando se isso vai servir a um governo ou oposição. O problema é que todo esse interesse é passageiro e só serve à uma narrativa político-ideológica de momento. O título do livro do Pirula, que é uma das frases que mais acho que exemplifica o brasileiro médio: "a ciência só está certa quando concorda comigo".
Agora, vai lá ver se essa galera não continua acreditando em signo, homeopatia, constelação familiar, cura por cristais, que obesidade não é doença e outras tantas pseudociência que ainda fazem parte desse mesmo recorte ideológico, muitas vezes sendo protegidas e defendidas dentro das Universidades.
No caso do Átila, pode ter sido um erro pontual, não vou julgar o cara por isso. Assim como a ciência erra, o cientista também pode errar, principalmente na divulgação científica, onde você não tem nenhuma ferramenta para evitar o seus vieses naturais. Acho que você julgou mais essa passagem em específico porque você curte o Trump. Mas ele teve muitos acertos na divulgação dele, trouxe bastante informação de qualidade.