Postado originalmente por
Bob Joe
O foda é que, com o tempo, as pessoas vão acumulando bagagem: decepções, frustrações, problemas e exemplos. Você começa a se entender e saber do que gosta e do que não gosta. Adquire uma certa sabedoria em entender que determinados comportamentos em pessoas precedem problemas ou personalidades que você não está disposto a lidar. Vai ficando mais cabreiro, porque sabe que traições, picuinhas e toxidade costuma ser o padrão dos relacionamentos humanos. Entende que a personalidade que a pessoa apresenta no início é apenas uma máscara social criada para se relacionar com você apenas durante aquela interação e que, no dia-a-dia, todo mundo é bem diferente.
O pessoal comentou ali em cima sobre o relacionamento de internet. O foda é que esse relacionamento é totalmente despersonalizado, principalmente quando é feito apenas através de texto. Pode não parecer (e certamente alguém vai fazer gracinha) mais a real é que o toque, o cheiro, os trejeitos e as expressões das pessoas são muito mais importantes em relacionamentos humanos do que a gente quer admitir. Assim como a história da pessoa, os outros relacionamentos interpessoais, o carisma e muitas outras características acabam sendo perdidas. Eu tenho certeza que falamos coisas uns para os outros aqui que não teríamos coragem de falar se nos conhecessemos, para o bem e para o mal.
Eu sinto um pouco de falta de amigos na vida real. Mudei de estado, estou em um lugar onde não tenho história e as únicas pessoas mais próximas são colegas de trabalho. Meus núcleos sociais antigos sofreram uma diáspora: se espalharam, literalmente, pelo mundo, muito dificilmente vou reencontrar com grande parte deles nessa vida. Mas também me vejo muito desconfiado de pessoas para fazer novas amizades. O Brasil é um lugar muito perigoso, é muita maldade, muita gente ruim espalhada por aí. Tenho medo de colocar alguém na minha casa que faça mal para mim, para minha esposa e meu filho. Então me contento com coleguismos e família (e olhe lá).