Eu estava pensando nos loot dos bixos e como eles dropam dessa maneira.
É algo aleatório ? Porque, por exemplo, a meses você caça algo e nunca cai tal item.Ai vai alguém la de primeira e dropa.
Alguém tem ideia de como funciona o sistema de loots ?
Versão Imprimível
Eu estava pensando nos loot dos bixos e como eles dropam dessa maneira.
É algo aleatório ? Porque, por exemplo, a meses você caça algo e nunca cai tal item.Ai vai alguém la de primeira e dropa.
Alguém tem ideia de como funciona o sistema de loots ?
Olha, eu tenho muito fixo em minha cabeça que ao criar o personagem você tem um script aleatório que diz ou não sua facilidade de adquirir loot. Por mais que todo mundo diga que é bobeira eu tenho isso na minha cabeça e nada muda.
Vejo amigos (geralmente os mesmos) com uma facilidade gigantesca de conquistar loot. Eu, por exemplo, não usufruo disso.
Porém, há uma certa porcentagem sobre a facilidade de conquistar o loot. O Tibiawiki gringo mostra isso. Usando um item que eu sei de cabeça (vi a estatística há 5 minutos) é o Zaoan Helmet de Lizard Chosen. A chance do drop é de 0,13%. Só fico em dúvida se isso inclui todos os respawns de Chosen. Por exemplo: suponha que no total haja 150 Lizard Chosen no mapa inteiro. Você e mais 2 pessoas caçam Lizard Chosen em lugares diferentes e, consequentemente, dropam itens diferentes também. Não sei se o Lizard que uma pessoa matou em outro respawn interfira na porcentagem que você e outra pessoa mataram nos seus respectivos respawns.
Essa teoria vai pro fundo do poço se você pensar que tem amigos que ja droapram dois MMS seguidos em Demons, por exemplo. O que te leva a crer que a quantidade de criaturas mortas não interfere diretamente no loot que ele dropa.
Acredito que seja algo próximo a loteria mesmo. O loot da criatura é definido no momento que ela da respawn e, com sorte, você mata essa criatura naquele momento. Algo relacionado a lugar certo na hora certa.
É por probabilidade, antigamente eu tinha um ot, e os scripts são baseados em probabilidades.
Acredito que seja por percentagem; exemplo: 99% hipótese sair dinheiro, 2% hipótese sair armadura, etc.
Sendo percentagens podemos estimar que em 100 criaturas que mata tem uma percentagem de duas armaduras saírem, mas pode até não sair nenhuma ou até mais.
Acho que o sítio da caçada ou a quantidade de monstros existentes não afecta isso, sendo apenas uma percentagem definida aquando da criação do monstro e do item.
O loot é definido quando a criatura aparece no spawn point que contém várias criaturas "iguais" com pequenas variações, como timer e quantidade de player na área e outras variáveis que se aplicam ou não na hora do spawn desta.
Sabe-se que o loot vem antes da criatura ser morta pois algumas como monk no escuro emitem luz e, quando mortas, contém o item que emite luz (life cristal no caso do monk),
e também,
quando dá-se um ataque físico de área como berzerk dos knights, todas criaturas "iguais" que são atingidas sofrem o mesmo valor de dano exceto quando há um modificador como armadura que, ao ser morta, a criatura contém,
e também,
algumas criaturas "iguais" causam mais dano(em média) quando contém uma arma.
No spawn point de "uma" criatura há, por exemplo, variações dela que dropam loots específicos quando essa variação aparece, se você caçar sozinho num local verá esse padrão no loot que ocorre diferente de um spawn point próximo.
Ali no spawn point há itens probabilísticos (ex: gold), itens fixos (ex: equipamento) e itens/criaturas que aparecem de acordo com um "critério" ativador.
E parece que a partir da versão 10.10, o script de "inteligência artificial" foi incrementado, então podem ter mais coisas ainda não descobertas no comportamento das criaturas.
Caso você não saiba, os OT servers foram criados para imitar o mecanismo do Tibia, eles não funcionam igual ao Tibia.
O loot é definido no momento em que o bixo morre.
Pra facilitar entender o processo imagina uma caixa, você abre a caixa e tem a chance de vir um iten lá, o monstro é a mesma coisa só que tem vários itens que podem aparecer e a caixa e gerada aleatóriamente seguindo suas chances de um item aparecer ou não independendo dos outros itens dessa caixa, por isso as vezes cai uma biblia de loot e em outros aparece Nothing.
<Editado>
Errado. Como o brother disse mais acima, o loot é criado quando a criatura nasce (no momento do respaw), e cada item tem uma chance propria de drop, uns mais fáceis, outros mais difíceis (obviamente). Então, a questão de loot é puramente sorte, não existe nenhum merito pro personagem sobre isso, basta voce matar o monstro certo, no lugar certo e na hora certa. Pode verificar no wiki gringo, eles explicam quando o loot é criado :)
Edit, só pra complementar caso queiram procurar no wiki gringo:
"A popular rumour says that wearing a Wolf Tooth Chain will increase the chance of dropping a rare item. This has been proven false since the loot of a monster is decided when the monster is spawned, not when killed."