"Coisas para se ler sobre Tibia"
- Fique quieto meu filho! - Era voz de meu pai grave e calma, como sempre fora. A voz que sempre soubera me acalmar, por mais assustadora que fosse a situação...
O silêncio da nossa humilde casa então, só era rompido pelo choro de meu franzino irmão, suplicando por leite. Atendendo a vontade de sua cria, a dedicada matriarca, punha pra fora da rota vestimenta o seio esquerdo - aquele que te amamentara nas noites em que teus deuses se mostravam cruéis – e mesmo ele já acusava sinais de esterilidade prematura, fatigado por anos de injustiça.
Eram tempos arduamente suportados, vivia-se olhando por cima dos homens, e por de trás deles; vez por outra os olhos cruzavam-se, mas insistiam em seu direito de enxergar dentro de sua própria carne, e apreciar a podridão nefasta a lhes tomar o que restava de humano.
Não fazia um longo período desde a criação do lugar - pouco mais de um século - entretanto, a fome fê-lo parecer uma eternidade, eternidade essa, repugnante e, no entanto, inesquecível. Como toada cidade, esta também teve sua glória efêmera - apenas uma - e indetectável pela própria efemeridade; bem como todas elas, as razões de ter sido fundada foram meramente políticas, ou seja: as idéias e ideais de sempre, à enfartar os pançudos em seus tronos e macular a alma de seus subservientes.É bem verdade que trabalhar para a elite se faz necessário, mas a cegueira do povo tem limites, e esta certamente o extrapolaria.
Contam os acadêmicos do continente – alguns poucos que raramente visitam a ilha para estudo - que o filho do Duque Vladimir, teria iniciado uma expedição para estudar a fauna e flora de distintas regiões das cercanias continentais. Bobagem!Todos sabem que não passava de um boa-vida e por ter espírito aventureiro descobriu por acaso a ilhota, após ter se perdido no oceano - ele mesmo não teria ido por vontade própria; os poucos navios a tentar alguma viagem por estas bandas foram destruídos impiedosamente pelos “monstros marinhos” o que tardiamente foram constatados como redemoinhos, decorrentes do encontro do mar quente que banha o oeste de Thais e o norte de Fíbula, com o oceano proveniente das “ilhas cristalinas”.O fato, é que após ter “descoberto” o tal lugar, Gedeon retornou, por sorte, com vida ao continente – há poucos que conseguem repetir uma façanha duas vezes (principalmente por casualidade) – e tratou logo de anunciar à seu pai que, prontamente, informou aos magistrados e no mesmo dia fora convocado à corte e convidado a explanar minuciosamente o seu feito.Pode parecer uma simples descoberta – de fato o era – mas naquele momento, e especialmente naquela época, tal acontecimento possuía uma função promissora; Thais e Carlin estavam em guerra havia 3 anos e não bastasse isso o reino sofria ameaça de revolta por conta da cidade de Venore; os cidadãos estavam indignados com os impostos, que realmente eram abusivos.Contudo, Venore era fonte de lucro certo; lucro que o reino thaisiense não queria perder.Sob estas circunstâncias, conquistar terras teria simbologia obvia de poder, poder este que fez reascender o brilho nos olhos do rei:
Mandem organizar uma expedição sob o comando de o nosso melhor marujo!
- E quanto à mim vossa majestade? – questionou Gedeon em falso tom de humildade e súplica.
- Ficarás no cargo de vice-capitão da expedição!E mais do que isso, seu nome ficará marcado para sempre nas páginas da história!
O burguês aventureiro sorriu com o canto da boca, havia um quê de sínico em seu sorriso, achava o rei um ingênuo, dava-se o trabalho de falar de glória, à Gedeon importava apenas ter para gastar. Seu pai, por outro lado, quase teve um infarto; tinham se passado longos anos desde o ultimo ato memorável de sua família, lutaram na Grande Guerra dois séculos atrás, um feito que aos poucos perdia sua viçosidade, por conta das vicissitudes da vida.
Ocorreu que, passado 1 semana e dois dias, a frota partiu do porto norte de Thais, -que mantinha comércio com Kazoordon - sob o nome de “Expedição Dínamo”.Equipados com os navios mais velozes da época e toda pompa dos grandes senhores, saiu a classe mais rica, - cerca de 3 navios - os demais estavam lotados de prisioneiros de guerra e criminosos que seriam a mão-de-obra, totalizando 12 navios.
E assim a esquadra seguiu mar adentro, sem ter idéia da sorte que os deuses lhes reservaram...
O texto era totalmente despretencioso, na verdade, havia tido uma idéia e acabei por desenvolver somente os fatos que antecedem a ideia, talvez continue, talvez não, é que não me agrada a idéia de sentir-me preso à coisa alguma... até mais e boa leitura.
:o