-
Livros de Escola
Você que estuda em Colégio Publico ou Particular já reparou alguns "gafes" da escola e professores em relação aos livros escolares?
Digamos que você tenha o livro de história em mãos e o seu professor chega à aula com outro livro e sempre fala mal do livro que a escola usa (exemplo).
-------------
No caso de escolas particulares, eu acho uma ofensa as pessoas terem que comprar tais livros para serem criticados ou taxados de porcaria. Se o caso é esse, por que não fazer uma avaliação nos livros para decidir um bom título em que se melhor aproveite as aulas?
No caso de escolar públicas, é até pior se vocês repararem. O governo costuma usar os mesmo títulos para variados colégios de uma mesma cidade (ou estado, não sei), e é incrível como tem professores que não aprovam esses livros.
Se os livros recebem tantas reclamações, por que o governo não se preocupa em 'investir na educação' e selecionar melhores livros. Satisfatórios pelo menos.
É ridículo ver os professores chegarem com livros de sua própria escolha porque não acham os livros bons. Eles não são os culpados e é até bom que eles façam essa avaliação... Mas por que não mudar?
Simples, ninguém está nem ai para pessoas com quem não tem contato direto e são poucas as que se importam quando tem.
-
Eles não podem mudar. O governo escolhe os livros como forma de mostrar o que os professores devem ensinar para seus alunos, já que a maioria dos professores são incompetentes e precisam dessa "ajuda" do governo. O que dá pra fazer é mudar o método de ensino, que varia de professor pra professor. O material pode ser ruim, mas se o professor for bom, em vez de reclamar, ele pega aquilo ali, junta com materiais extras e dá uma ótima aula.
-
Concordo com tu em partes, e com o Leirbag em partes.
Não acho que o livro seja apenas um apoio pro professor, afinal ele é uma base pros alunos principalmente.
Concordo que deveria haver um investimento bem maior.
Mas de vez em quando o livro era bom, e fez algumas mudanças que o pioraram bastante, é possível.
-
Aqui na minha cidade pelo menos,os professores recebem os mesmos livros que os alunos,somente com algumas alterações,respostas,etc... e usam eles.
Alguns professores reclamam,acham alguns livros ruins,mas ai na maioria das vezes fazem xerox com outras atividades ou falam o que sabem mesmo...
-
Os professores supervalorizam certos autores de livros didáticos, e acabam por ignorar outros, porque acham que certos métodos não agradam a eles. Não é por isso que os alunos acabem por ignorar ou achar mais apropriado o uso de metodologias dos livros que não são aqueles que os professores idolatram. Daí, eles acabam no máximo usando o livro pra botar alguns exercícios e olhar umas matérias por cima, usando outros livros para se basear nos conteúdos principais. Se isso fosse o certo, o governo não mandava os livros.
-
Minha escola é estadual, porém os livros são muito bons, não sei se são os professores que escolhem, mas eu gosto deles.
-
Nos colégios em que estudei, o livro do professor sempre foi igual ao dos alunos.
Só que era a tão famosa "versão do professor".