Efeito Mozart e coisas assim.
Citação:
"Nós expusemos estes animais [ratos], in utero e depois sessenta dias após o nascimento, a diferentes tipos de estimulação auditiva, e então os testamos em um labirinto espacial. E de fato, os animais que foram expostos a Mozart completaram o labirinto mais rápido e com menos erros. E agora, o que nós estamos fazendo é remover seus cérebros para que possamos fatiá-los e observar neuro-anatomicamente precisamente o que mudou, em função da exposição. Assim, pode ser que esta intensa exposição à música seja um tipo de enriquecimento que tenha efeitos similares sobre as áreas espaciais do hipocampo do cérebro." --Dra. Frances Rauscher
Código:
http://www.skepdic.com/brazil/mozart.html
Quem quiser ler mais sobre, use o Google.
Então, desde que estas pesquisas foram divulgadas, o Efeito Mozart vem causando algumas pequenas "mudanças" no modo como a sociedade cria suas próximas gerações.
Fica aí minha pergunta: você já foi influenciado de alguma forma pelo efeito Mozart?Não só isso, fez/faz alguma atividade para "estimular a mente"?
Bom, fora ouvir música clássica, muitos fazem palavras cruzadas, sudoku e coisas assim com o intuito de pelo menos retardar a degeneração do cérebro.Eu lembro que na minha escola xadrez virou moda por alguém falar que ajudava nas notas.Eu não gosto de xadrez, palavras cruzadas ou sudoku.Gosto de música clássica mas duvido que faça diferença.
Considerando que meu avô teve Alzheimer, sinto que possuo chances, daí quando eu ficar mais velho (nota: beeeem mais velho) vou pesquisar mais sobre como evitar.
Eu tento estimular o cérebro resolvendo as questões de mat/fis, ao máximo, sem usar lápis ou papel, imaginando tudo sempre.Não que isso faça alguma diferença -eu "inventei" isso na escola, me acostumei, gostei e continuo assim na faculdade - mas dá a falsa sensação de ser útil.
E vocês, fazem algo assim?
Comentem com sabedoria. :D