Bom, primeiro, eu acho que isso devia estar no off-topic, mas mesmo assim, vou responder. Eu não li todas as respostas, vou só falar a minha opinião sobre tudo isso. (Lembre-se que a minha intenção não é fazer propaganda, e sim, mostrar a minhas impressões sobre os dois jogos, afinal, parece que muita gente aqui está falando muito, sem conhecer os 2 lados da história)
Sobre Ragnarök
Bom, antes mesmo de eu ouvir falar no manhwa (mangá coreano) ou mesmo no Ragnarök Online, eu já conhecia um pouco sobre a lenda nórdica do fim do mundo (que é o próprio Ragnarök, que significa "O Crepúsculo dos Deuses".)
Mas eu só tomei conhecimento desse jogo recentemente, através de uma grande amiga minha. Ela estava tentado instalar o jogo, mas não conseguia. Com isso, pra tentar entender melhor e ajudar minha amiga, lá fui eu baixar os 600 MB que a criança tem.
Baixei, instalei, me cadastrei e joguei. Resultado:
Gostei muito. Achei o pano de fundo muito interessante. Apesar de não ter uma história principal, ela é "baseada" em outra, mesmo que isso não esteja aparentemente tão visível.
"Bom, é um MMORPG, então eu poderia criar minha própria história", pensei. Com isso em mente, fui jogando. Segue um pequeno resumo do que eu achei.
"Uma obra de Picasso?"
Ragnarök é um jogo 3D, com graficos a princípio muito bonitos e atraentes. Obviamente não é a coisa mais avançada que existe no mundo, mas realmente é "bonitinho".
Imagem (não botei show porque a imagem é muito grande.)
Mas graficos "avançados", nesse caso, implica em uma jogabilidade que no começo, pode ser muito complicada de aprender. Além do fato da câmera estar totalmente em seu controle. Por isso, caso você não aprenda rapidamente a usá-la, você tera frequentemente objetos obstruindo sua visão.
Em Ragnarök existe uma quantidade muito maior de profissões e items, e cada profissão tem um outifit diferente. Além de ter uma grande variedade de itens colecionáveis (cada um com um visual muito atraente). Quem gosta de colecionar bugigangas vai estar no paraíso ao jogar Ragnarök.
Vem pa treta!
As batalhas também são em tempo real. Nada de turnos. Quem já conhece Tibia vai se familiarizar rápido com isso.
BR?
Uma outra coisa que eu gostei, foi a localização do jogo. Ou seja, as falas dos NPCs, os nomes de alguns monstros estão em português! Isso ajuda muito os novatos, ainda mais porque logo no começo há um tutorial muito bem explicado sobre as regras e leis do jogo. Quem não sabe ler inglês, aqui não tem desculpa pra fazer coisa errada.
Há também uma forte presença de GameMasters no Ragnarök, o que ajuda muito em manter a ordem nos servidores.
Hi, Quest, yes, bye
EVENTOS! Essa é com certeza a melhor parte desse jogo. Hoje mesmo fui jogar um pouco, e minha cidade estava sendo invadida por monstros marinhos. Isso faz com que não haja uma rotina no jogo, fazendo com que ele não enjoe facilmente. (
"Rotina: O maior assassino do Tibia" será?)
Conclusão e comparação
Como eu já jogava Tibia antes de conhecer Ragnarök, fazer comparações é praticamente inevitável.
Bom, no momento Ragnarök é grátis, mas isso vai durar pouco. Em dezembro o jogo passa a ser pago. Ou seja, MMORPG grátis e BOM por enquanto, só o Tibia mesmo.
Outra comparação (a mais comum de todas): Os gráficos.
Sinceramente, não acho que os gráficos sejam realmente importantes para um jogo. Tibia tem o seu charme na sua simplicidade. Simplicidade que também afeta o fator Jogabilidade. Tibia é fácil de se aprender a jogar. E também não precisa de um computador absurdo para rodar.
No que diz respeito à Eventos, Ragnarök realmente ganha de lavada. Tibia é monótono pela falta de eventos. No que diz respeito à mistérios no entanto, Tibia é muito mais misterioso que Rag.
A falta de GMs no Tibia também tira um pouco do brilho deste.
Bom, no momento, Ragnarök é a "modinha", assim como foi com Tibia há uns meses, ou com Counter-Strike há uns 2 anos.
Mas acho que os dois são bons jogos, que merecem ser jogados sem nenhum tipo de preconceito, ou com frases do tipo "Nunca joguei, mas Tibia é o melhor de todos!".
Desculpem se eu fugi muito do assunto do tópico. Mas eu realmente gosto de escrever ^^
CIAO!