Muito bom o seu texto, conquanto gostaria de fazer uma pequena ressalva. Generalizações são tendenciosas ao erro. Ok, pode ser paradoxal eu estar fazendo uma generalização (na qual afirma que generalizações são tendenciosas ao erro) e condenando a mesma, mas vamos ter isso como uma exceção. Para dizermos que todos somos gananciosos, nós teriamos que conhecer cada pessoa existente no mundo até o momento dessa afirmativa. Enfim, me refiro a essa afirmativa: "Somos todos materialistas? Somos sim!"
Não vou ser hipócrita ao ponto de dizer que não sou materialista, porque eu sou. Mas isso não significa dizer que eu não tenha estima pelos valores morais.
O problema é que o capitalismo foi sedimentado de tal forma, que por via de sofismas, acabou fazendo o pessoal pensar só em um bando de papel verde emitido pela Casa da Moeda. A Constituição é bem clara ao falar que o poder emana do povo, sob a figura emblemática do chefe de Estado. Fala também que todos temos direito a saúde, educação, alimentação etc. Pura lorota. Creio que muitas pessoas sequer sabem o que raios significa capitalismo, comunismo, socialismo, anarquismo, autoritarismo, despotismo etc.
Talvez seja esse o motivo pelo qual somos movidos pela ganância, porque dela depende nossa sobrevivência com dignidade. Ninguém quer passar fome, definhar por doenças ou sofrer humilhações dos mais afortunados. Logo, a ganância é necessária para uma vida decente. As pessoas são gananciosas para obter mais e mais porque sabem que o sistema permite isso. Infelizmente, dinheiro artificializou os valores abstratos. Não me vem a cabeça uma patricinha da vida se apaixonar por um mendigo morimbundo. A maioria das coisas se conquista com o dinheiro. Não existe mais gente feia... existe gente pobre (porque não pode pagar um tratamento estético). O dinheiro compra a amizade, compra a saúde até certo ponto, compra o respeito e algumas vezes, até a própria justiça. Óbvio, tudo isso é artificial. Acabou o dinheiro, acabou isso tudo.
Culpem o capitalismo por essa tremenda desigualdade entre as pessoas. O socialismo foi feito para tornar as pessoas iguais. Pobre e rico seriam palavras obsoletas em tal sistema. E a ganância e opulência, não passariam de um sonho.