Graficos / Jogabilidade: Eu já testei WoW, Knight Online, Fly For Fun e Sphere, todos 3d com gráficos "de ponta". Porém não suportei jogar nenhum deles exatamente por causa dos graficos! Complexos demais, muito detalhados, dificeis de controlar, enfim, enjoativos demais. Um grafico mais simples como o do Tibia é perfeito, agora, o do Ragnarok, melhor ainda! Além de simples não deixa de ser LINDO, nota 10! (~~) Tratando-se apenas de jogabilidade, os dois jogos são muito bons, porém Tibia perde pra Ragnarok por coisas como por exemplo, você ter que levar o mouse até a bp e em seguida mirar no alvo pra tacar uma runa, e mesmo as vezes clicando encima do alvo a sua runa não vai. Ou pelo fato de ter uma tela de aproximadamente 11x7 quadrados, ou seja, alguns chars e seu caminho estará bloqueado. No Ragnarok isso é impossivel. No Tibia as janelas as vezes atrapalham, no Ragnarok você tem total controle sobre as janelas e possui milhares de opções para adaptar os comandos ao seu modo de jogar, é perfeito. Além de que o Tibia tem BEM mais Lag, falo por experiencia. E mesmo quando da Lag no Ragnarok, é só mudar de mapa que fica tudo bem.
Não vou analisar caada quesito se não eu fico horas aqui. Minhas notas:
Graficos: Ragnarok (10) x Tibia (9) [coments acima]
Jogabilidade: Ragnarok (8) x Tibia (6) [coments acima]
Diversão: Ragnarok (9) x Tibia (8) [em ambos, principalmente no Tibia, você tem que gastar muito tempo upando e isso é chato demais; mas tirando isso ambos são muito divertidos então merecem uma boa nota]
Replay: Ragnarok (9) x Tibia (10) [fator vicio, tibia leva facil]
Som: Ragnarok (10) x Tibia (0) [trilha sonora, efeitos elaboradissimos, jogue um pouco e você vai ver, da pra ouvir até os passos das criaturas, quando elas estão cansadas da pra ouvir a respiração acelerada, os efeitos das magias, enfim, sonzasso o do rag!]
Obs: qualquer jogo online tem seu Replay e Diversão, os fatores mais importantes, maximizados, só pelo fato de ser online =P
É isso.