Muita gente falou merda, mas a que mais me intriga é a penalidade de morte, e o level limite.
O level limite de Ragnarok faz com que se precise de todo um estudo antes de fazer um personagem. Ao passar de level, você é bonificado com uma certa quantidade de pontos que serão distribuidos à sua escolha, em 6 atributos. Mas, caso você bote estes atributos equivocadamente, você não tem como voltar atrás. Este estudo prévio é chamado de build. As melhores builds, fazem os melhores personagens. Também você pode personalizar sua build conforme o que quer fazer no jogo, seja PvP, MvP, WoE, PvM, ou seja lá o que mais. Isso confere uma variedade imensa em relação ao Tibia: dois personagens de mesmo nível e classe, fazendo coisas totalmente diferentes. Você pode encontrar arruaceiros apunhalando seus inimigos ou atirando flechas em monstro. Ou quem sabe um caçador que é especialista na arte de machucar seus inimigos com seu falcão, ou um que é especialista em armadilhas. Ou talvez até, um cavaleiro vigoroso, com altos valores de HP, ou um cavaleiro ágil, que para compensar seu baixo vigor, possui uma boa esquiva e ataca rapidamente. Esta variedade de personagens faz do Ragnarök um jogo especial. Pegue o Tibia de contrapartida: dois personagens do mesmo nível e classe, não fazem nada de diferente um do outro.
O sistema de chat no Tibia é realmente muito bom: só peca na hora de mostrar a mensagem privada no meio da tela. Mas mesmo assim, este recurso faz muita falta no Rag.
A penalidade de morte no Ragnarök é muito propícia: bruxos, por exemplo, tem baixos valores de vida, e caso não estejam acompanhados de sacerdotes de suporte, morrem muito constantemente. Caso a pena de morte fosse tamanha quanto a do Tibia, estes personagens NUNCA chegariam ao level máximo. Eu falo isso por pura experiência, já que tenho 2 personagens considerados High Level: 1% faz MUITA diferença, e dá uma puta raiva quando você morre. Já no Tibia, você morre muito menos constantemente, o que compensa com a alta penalidade de morte. O roleplay envolvido nisso é relativo: no Tibia, há a intenção de que o jogador tenha medo de explorar, assim excintando-se ao fazer-lo. Já no Ragnarök, a intenção é fazer o personagem explorar, mesmo que sem medo. Mas, o problema é conseguir chegar no local desejado: existem muito mais monstros circulando do que no Tibia.
Ainda também, existe o sistema de Upgrades, o sistema de Forja, o de cartas, o de poções, etc. Jogabilidade é o que não falta no Ragnarök.
Sem contar que Tibia nem som tem...
Os dois jogos tem seus prós e contras, mas, em quesito de jogo, Ragnarök é muito superior.
E por favor, não me venham dizendo que gosto não se discute, pois discute-se sim. Gosto apenas respeita-se, assim como a liberdade de expressão. Mas peço que antes de vir xingar qualquer jogo, que tenha uma grande experiência com ele e que tenha vivido várias situações diferentes para dividir estas com amigos e com a comunidade.
Em meu ponto de vista, jogar Tibia Global é um desperdício: experiência própria. Peço que não levantem discussões sobre o que falarei aqui, pois é contra as regras: Open Tibia é MUITO superior ao próprio Tibia. É muito mais divertido jogar em um servidor com rates baixas do que o Global.
@rodrigotas: nunca um private teve 30 mil jogadores online.
@RoD =): o PvP do Ragnarök realmente deixa a desejar, mas caso queira um servidor PvP, procure o Ceres RO, e mate a vontade. Já participei de uma war no Tibia, a RJ vs Itajaí em Julera. Não é tão legal assim quando você está perdendo. Meu char perdeu mais de 40 levels, por exemplo.
@Moonrise: percebe-se que você é nerds =)
@Viny Morozesk: o Roleplay do Ragnarok é muito superior. Você pode desde escolher a cor do seu cabelo, até aparecer equipamentos em sua cabeça para todos. Existe também o sistema de Pets, que faz com que o roleplay aumente mais ainda. Tibia não merece nota por som. Eu jogo Rag sem som, por exemplo. Na verdade, eu jogo com TS, pra orientar e ser orientado via voz, que é muito melhor. A jogabilidade de Ragnarök é muito superior a do Tibia: desde quando você pode soltar runas e ao mesmo tempo andar? Só no Tibia... O sistema de hotkeys no Rag é utilizado desde os inexperientes até os mais experientes. São tantas hotkeys, que metade do teclado é designado à isso. Sobre a perda de experiência eu já comentei: ninguém gosta de morrer. Agora, a grande besteira de seu discurso: classes. O sistema de troca no Ragnarök é único: sendo um mercador ou evoluções, você pode abrir sua própria loja. Isto mesmo, sua própria loja! Os ferreiros também, possuem habilidades de luta incomparáveis. Alquimistas fazem poções, mas ao mesmo tempo podem destruir a armadura do melhor guerreiro! Mas agora... tirar gatuno e evoluções? Gatunos podem roubar, e ao mesmo tempo podem ser os mais fortes adversários. Uma coisa que o Tibia não tem: esquiva. Não me venha falar que gatuno e evoluções são inúteis agora...