clareando as coisas, eu espero:
"Ser" ai está como verbo ser no infinitivo e não no sentindo de criatura. A princípio achei tb que fosse uma interjeição(bem no começo), mas comparei com outras frases e vi que a estrutura frasal levava ao entendimento de Buta como verbo.
Um outro exemplo é que o Orc fala quando se usa uma negativa :
"Buta maruk klamuk" (que a maioria simplesmente ignora)
e nos textos : "orc buta bana" e "ouk buta bana ikem" . Exemplos que não citei antes por que como se vê o Buta num deles vem antes do "nome" maruk que eu suponho ser uma forma interrogativa, o que eu não pude me certificar ainda, por isso a reserva.
Fica dificil desenhar a estrutura frasal aqui, mas vou tentar explicar. São frases quase nucleares que vemos, usando uma liguagem acessível, nessas orações nós temos uma ação e um agente da ação e as variáveis. Esses elementos seguem uma hierarquia que se mantem constante em qualquer língua. esse é o método que eu uso.
Com esses exemplos pude isolar o agente em cada frase (o buta é o elemento comum), mesmo sem conhecer seu sentido depois atravez da morfologia da frase definir quem vem primeiro na hierarquia do que seria o "predicado", então bingo! traduzindo seria.
Buta maruk klamuk / maruk ser avarento*?
orc buta bana / orc ser escravo*
ouk buta bana ikem / nós* ser escravo* agora* (a palavra ikem ajudou muito se ela não existisse em nenhum dos textos eu nunca teria certeza do que estou dizendo)
onde as palavras com * são "chutes" meus baseados na classe gramatical dessas palavras, apenas com fins didáticos. seu real sentido ainda é ignorado
AFF! vcs me fizeram falar como os meus professores da facudade :eek:
só digo uma coisa, dá pra traduzir ainda pra frente muita coisa com acuidade, mas o livro que começa assim: " Taka arash ouk karak..." provavelmente vai ficar com pedaços faltando a não ser que se use alguma outra referência ,pq ele tem periodos mais complexos e palavras únicas, nao repedidas em outros livros, confiar na dedução talvez seja esperar demais e eu também não sei mais onde procurar mais textos. a fala dos orcs (criaturas) não me empolga muito não. Esperemos então.
Como eu disse antes talvez isso não leve a grandes revelações, mas se alguém quiser ajudar mesmo assim, como alguma outra peça de texto eu farei o possível no meu tempo livre.
ps. alguém sabe o que o Knightmare fazia antes de Tibia, ou no que ele é formado? quanto mais eu leio mais eu acho que as palavras estão organizadas de forma a poderem ser entendidas (intenção oculta do autor) como uma trilha de migalhas de pão, só que um garoto de 12 anos (descupa ai galera, mas é verdade) dificilmente conseguiria resolver isso que nós todos estamos trabalhando para solucionar, o que me faz pensar no por que disso :riso: Knightmare deve ser um sujeito muito interessante :riso: fiquei com vontade de conhece-lo :riso:
Menina dos Olhos Azuis , esperamos o segredo do Burp