A definição da Wikipedia está BEM vaga e um tanto quanto estranha, então vou resumir o que sei/penso sobre o assunto:

Symphonic Metal é um estilo musical utilizando instrumentos clássicos, um exemplo é:


ou então utilizando instrumentos comuns do metal fazendo papel de instrumentos clássicos.


Agora o que eu gostaria mesmo de falar é do tal do Metal Opera, um jeito de fazer música que une a beleza do clássico com a energia do novo.

Pra começar, o que é Ópera?
É um drama, ou história dramática, encenado através de uma música, utilizando recursos de cenografia semelhantes ao teatro, tal como jogo de luz, etc.
O interessante, é que essas óperas são extremamente técnicas, com vocais excepcionais, uma boa orquestra,o que torna uma coisa meio da "elite".

E a Metal Opera?
É quando o cara tem aquela idéia de gênio, e une o metal com a ópera, criando uma obra épica nos moldes clássicos, utilizando recursos atuais.

Como falar de metal opera sem citar o projeto Tobias Sammet's Avantasia, uma mistura de Avalon (rei arthur) com Fantasia, projeto que une vários cantores consagrados de metal, como André Mattos, Michael Kiske, o próprio Tobias, etc. (esqueceram do Bruce ) no qual cada cantor executa o papel de um personagem durante uma história, por exemplo, a música Farewell:

que é como uma conversa entre a personagem Anna (Shanon den Adel -Within Temptation) e o Arcanjo Gabriel (Tobias Sammet).
Junto com isso os caras ainda unem um produtor fantástico de som, o que torna tudo muito bem sincronizado.
o mais legal é que olhando bem você vê vários nomes conhecidos, tipo um guitarrista do Scorpions, tocando enquanto Oliver Hartmann fazia papel de Papa cantando.

Outra coisa bem legal também é o Projeto Angelica, que reúne instrumentistas famosos e outros nem tanto, como Steve Vai, Eric Johnson, Steve Stevens, Junto com uma cantora de Ópera, cantando uns clássicos do gênero, infelizmente esse não vou poder mostrar a vocês pois não encontrei nada no tal do youtube.

Haggard também é muito interessante, meio death metal em forma de ópera, com as músicas divididas em formas de capítulos, etc. também vale a pena conferir essas:



Eu acho um estilo de música bom para se ouvir durante a manhã, assim que acorda até a aula/trabalho, etc, ajuda a levantar o moral bem devagarinho.