Seja bem vindo!
Se você veio aqui é porque, certamente:
1) Não tem nada pra fazer;
2) Procura saber como comercializar um item no Tíbia com eficiência;
3) Vagando pelo fórum procurando algo para ler!
Bem... Vamos começar com um FAQ, não é?
- Próximo! – respondeu o balconista.
Uma pessoa se aproxima.
- Ola, eu queria saber... Quais os básicos do comércio tibiano?
- Claro, claro, claro, bem essencial. Os básicos são: A lei da oferta e procura, o tom de voz que você usa para propagar o anuncio, o próprio anuncio e o servidor qual você joga. – Terminando a fala, eleva o grau da voz - Próximo!
- Que ser a tal lei da oferta e procura?
- Outra coisa boa de se saber são os básicos, sobre o tal. Essa lei escreve os preços, como? Você me pergunta. Simples! Quando um equipamento, como uma armadura da coroa (Conhecida como “crown armor”) é muito procurada o preço sobe (ou não), e vice-versa(ou não) – Impondo a voz novamente – Próximo.
- Queria saber, por que você não escreveu a descrição?
- Olha, isso é para perguntas sobre comércio...
- Mas eu quero saber!
- Ah... Tá! Que Fardos o leve! – E assim, o recepcionista atira uma faca na cabeça do sujeito, que morre. – Próximo, que seja prestativo!
- Que são os tons de voz?
- No Tíbia, existem três tons de voz: O grito, a fala e o sussurro. Mais detalhes posteriormente.
Acho que por agora chega.
1ª parte – Lei da oferta e procura.
Essa lei foi explicada, mas entremos com mais detalhes, além de exemplos lógicos (algo que nem sempre acontece no mundo tibiano, sabe?)
Vamos direto no exemplo não é?
Exemplo:
Fulano tem que vender algumas Armaduras de Escamas de Dragão (Conhecida como “dragon scale mail” ou “dragon scale armor”), e quer vendê-la por 140.000 moedas de ouro (ou 1400 moedas de platina, ou 14 moedas de cristal).
O que acontece, segundo a lei, se mais pessoas querem comprar a armadura?
O preço sobe, de, por exemplo, 140.000 moedas para 180.000 moedas.
Mas e se quase ninguém quer comprar, ou não tem dinheiro suficiente?
O preço começa a despencar, como se fosse de 140.000 para 90.000.
Porém, nem sempre é isso que acontece no mundo tibiano.
2ª parte – O anúncio
De preferência, o anuncio TEM que ser chamativo, se não ninguém compra. Preço, além como condições de viagem são bem úteis.
Compare:
Qual venderia mais rápido?
Anúncio um:
Compro uma armadura nobre (conhecida como “noble armor”) por 50.000 moedas de ouro!
Anuncio dois:
Compro uma armadura nobre (conhecida como “noble armor”) por 50.000 moedas de ouro! Eu viajo até a cidade de Kazordoon, e posso fazer uma patrulha caso o dinheiro esteja em outra cidade!
Lógico que é o segundo anúncio, não? Dá mais confiança para o vendedor!
3ª parte – Tom de voz
Uma coisa importante de TODO mercante tibiano, é como usar sua voz para fiz econômicos!
Mas... Quais são os tons de voz tibianos?
São três: O sussurro, a voz e o grito.
E erm... Qual a diferença entre eles?
Simples!
O sussurro é uma voz fraca, que afeta até 1,4 m² ao redor do personagem, isso é, todos os quadradinhos ao redor dele, quando você faz um sussurro, não importa o que você escreveu, vai sair totalmente em letras minúsculas. Totalmente obsoleta.
A fala é uma voz mediana, que afeta toda a tela do console tibiano, e o texto sai exatamente como você digitou.
O grito é uma voz extremamente forte, que afeta várias telas além do console do usuário. Extremamente recomendado. No grito, todos os caracteres do texto saem em letra maiúscula.
Mas existe alguma diferença entre
Fulano says: I SELL DRAGON SCALE MAIL!
E
Fulano yells: I SELL DRAGON SCALE MAIL!
?
Sim, claro, se leu atentamente as características acima, perceberá diferença apenas nos enunciados, mas se quiser, eu falo!
No primeiro exemplo, o fato de todas as letras estarem maiúsculas não é sinal de grito, ainda é uma fala, fato comprovado pelo enunciado “Fulano says”, que significa “Fulano diz”.
Já no segundo, é realmente um grito, note:
“Fulano yells”, que significa “Fulano grita”.
Detalhe: O grito causa exaustão do personagem, mas não é tão fraco como o de o uso de uma runa, que é de um segundo, são 30 segundos entre cada grito que você faz.
- Mas que merda! Esse grito é uma bosta! Um grito por meio minuto?!?!?!
- Acho que você devia ficar quieta, há outros jogos que você gasta mana para fazer um grito.
Mas... Há ainda uma outra coisa particular sobre o grito...
O que é Shout/Yell e o que é Scream?
Shout/Yell é o grito falado, com palavras, como “EI VOCÊ?!?!?!”.
Scream é o grito sem nenhuma palavra, como “AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH!”.
Parte Final – Servidor
Servidor é, de fato, muito importante, não só como determina o primeiro ponto defendido aqui, como delimita também, a lista de preços, que também é outro assassino da lei de procura e oferta.
Os servidores são, como um conhecimento geral dos usuários e visitantes do fórum, grupos de 900 pessoas jogando em um mesmo “mundo”.
Mas tire essa frase de que “Mundo é Servidor”, nada a ver!
Mundo é como a Terra, Júpiter, Marte, cada um com características únicas. Servidor são grupos de pessoas caridosas que deixam um jogo apto a pessoas estabelecer conexões a ele.
O que tiramos disso?
Que se a frase “Mundo é Servidor” fosse verídica, o servidor Honera teria um mapa diferente de Guardia, por exemplo.
Se você leu tudo, entendeu, e está pronto para seguir na linha dos altos e baixos econômicos, vá em frente, só tome cuidado quando for depositar o dinheiro!
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação

,to brincando mais se for fixado futuramente parabéns,não sabia que o sussurro é somente 1 quadrado e meio interessante ,bom tópico tenho um amigo que vive comprando e revendendo itens e ganhando dinheiro em cima disto. 
) -Quase