Ah cara, não acho que a nintendo tá decadente não.
Eu não fiz nenhuma pesquisa, mas vou dar a minha opinião pessoal:
Eu gosto da nintendo mais do que gosto das outras, não só porque eu acho os jogos dela melhores(com raras exceções, tivo o Final fantasy da sony), mas porque ela sempre inovou. Quem foi que trouxe o primeiro controle com quatro setinhas ao invés do analógico do atari? A nintendo, no NES. Foi a nintendo que trouxe os botões L e R, o controle analógico no gamecube, o controle wireless(sem fio), e agora ela vai vir com esse novo controle do revolution que é realmente foda, com toda uma nova forma de jogabilidade(ainda não falaram muito sobre o assunto, mas enquanto o Xbox 360 e o PS3 investiram nos gráficos, a nintendo investiu num controle inovador e revolucionário, e na nova forma de jogar). Essa nova forma de jogabilidade, pelo mínimo que eu sei, envolve inclusive coisas como movimentos na RL afetarem o jogo, tipo num simulador..
Ah caras, eu sei lá, Super Smash Bros Meele(Sou muito bom com o Young Link e com a Zelda, apesar de ser impossível ganhar do meu colega que usa pikachu), Metroid Prime, Zelda, Eternal Darkness, Mario Party, Mario Power Tennis, Super Mario Strikers, Mario Kart, a nintendo tem muitos jogos realmente bons e o melhor, ela é original, ela sempre é inovadora, tudo o que os outros fazem é copiar e copiar, pra mim isso é fato. Um exemplo são os controles deles, cópias da nintendo, a série crash pra PS que é pura có´pia de Mario Kard(pelomenos o Crash Racing, que foi o que eu joguei)
Esses consoles portatéis podem ser realmente bons(não joguei nenhum ainda), mas não acho que eles substituem uma reunião de quatro amigos jogando um mesmo jogo.
Eu acho a nintendo a mais original, a mais inovadora sempre, e com os melhores jogos. Pra mim pelomenos, o único que salva o PS e o PS2(meu amigo tem, já joguei bastante) é a série Final Fantasy, que é muito foda. Mas afora isso cara, nem. Nintendo é foda, é o que eu acho.
Esses consoles pro