Postado originalmente por
Elite Joe
O que foi dito por você está correto. Mas não entendo algumas coisas, pois ainda não tenho certeza a respeito delas.
E por mais que as magias de Tibia não estejam em Sindarin ou Quenya, nada nos impede de pronunciar como se estivessem (o quê, em minha opinião, é bobagem, mas vale prestar ajuda aos interessados). Nesse caso, veja bem:
Em "exura", não ocorre encontro consonantal após a vogal da penúltima sílaba, esta que por sua vez não é longa e também não possui ditongo. Diante disso, a pronúncia correta deveria ser "Êksura", onde a primeira sílaba é tônica, como em "Númenor", não deveria?
Já em "utani gran hur", a vogal "a" não deveria ser pronunciada como em "azul" e "astro"? E mais uma vez, "utani" é como "exura", tendo como tônica a primeira sílaba, já que na penúltima, que não é longa e não possui encontro consonantal depois da vogal, não existe ditongo.
Mas não tenho certeza absoluta sobre isso ainda.
*
Eu gostaria de saber de onde veio essa informação.
*
E para quem quiser uma explicação rápida sobre as linguagens élficas, deixo aqui um link:
http://elfico.com.br/cdq-licao-1/
E sim, as notas de T3T4 estão cheias de falhas e erros. É importante pesquisar corretamente a respeito de tais assuntos.
Espero ter ajudado